Liga confirma início do campeonato para sexta-feira, ainda sem público nos estádios



O presidente da Liga, Pedro Proença, e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmaram que a I Liga vai arrancar na sexta-feira, com os jogos a permanecerem sem público até Outubro.

“Recebemos, por parte da tutela, a garantia de que as coisas se vão resolver. Temos a certeza hoje que a I Liga se vai iniciar na sexta-feira, assim o caso epidemiológico o permita e, por isso, estamos confiantes”, sublinhou Pedro Proença, à saída de uma reunião no ministério da Saúde, que durou cerca de três horas.

Na reunião, na qual o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional se fez acompanhar dos restantes membros da sua direção executiva e na qual marcou igualmente presença o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo – que abandonou mais cedo -, também se discutiu a presença de público nos recintos desportivos, ficando acordado que, até nova reunião, os jogos manter-se-ão à porta fechada. “Ficou acordado que não haverá público no início do campeonato. Não conhecemos qual vai ser a evolução epidemiológica e tudo tem de ser abordado em função dessa evolução. Combinámos uma reunião em outubro para podermos conversar, trocar impressões e fazer uma reavaliação”, disse António Lacerda Sales.

A LPFP apresentou, durante a reunião, um “teste-piloto de integração gradativa de público nos estádios”, ficando a aguardar “que haja uma sensibilidade das entidades públicas e que existam procedimentos equitativos em relação ao futebol e outras atividades”.

O código de conduta das equipas profissionais também foi assunto abordado na reunião, com Pedro Proença a frisar a necessidade da existência de “um princípio de ‘bolha’”, para que “quer jogadores, quer equipas técnicas, estejam salvaguardados deste processo de contágio”. “A garantia que a Liga deixou foi que faremos todos os testes necessários para que as competições comecem, continuem e acabem, como aconteceu no ano passado”, expressou.


terça, 15 setembro 2020 08:33 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Moreirense Futebol Clube, I Liga

Imprimir