Filipe Gonça: "Brito vai estar preparado para ganhar"



A edição 2020/2021 do Campeonato de Portugal arranca no próximo fim-de-semana. Pela primeira vez, a principal prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol conta com quatro clubes vimaranenses. Um dos estreantes é o Brito, 2.º classificado do campeonato Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga na época passada. O treinador Filipe Gonça, em entrevista à edição desta semana do jornal DESPORTIVO de Guimarães, abordou as contingências da preparação da nova época e as ambições da sua equipa para o novo desafio.

Qual a avaliação que faz de uma pré-temporada marcada por condicionantes nunca antes vistas no futebol português?:
"A longa paragem não foi benéfica para ninguém, contudo temos de encarar como uma situação mais natural, porque foi igual para todos os clubes. Começamos com um trabalho mais preventivo, atendendo à condição física dos jogadores. De uma forma gradual fomos crescendo e houve uma evolução muito grande no que diz respeito à condição física. Tivemos tempo para nos preparar da melhor forma”.

Depois de uma longa paragem, em que ponto se encontra a sua equipa para o arranque do Campeonato de Portugal?: "Não fiquei entusiasmado com os resultados positivos, nem preocupados com os resultados menos bons. Fomos observando com grande entusiasmo a evolução dos jogadores. Queremos preparar a equipa para ganhar, na época passada criamos essa mentalidade vencedora à qual queremos dar continuidade. A pré-época foi muito atípica, mas preparamos tudo com antecedência. A pré-época é das fases mais exigentes. As rotinas foram alteradas, contudo a adaptação acabou por correr como queríamos".

A série B é apontada como uma das mais difíceis. Que nível de competitividade espera?: "A série B é fortíssima, ainda para mais com quatro equipas do nosso concelho. O campeonato será competitivo, sabemos o que nos espera. Queremos fazer o nosso trabalho, porque sabemos do nosso valor, um contexto diferente, entraremos em campo de igual para igual para dar o nosso melhor e atingindo os nossos objectivos".

A presença de quatro clubes de Guimarães na série B pode trazer maior emoção aos dérbis?: "Para o concelho de Guimarães ter quatro equipas no Campeonato de Portugal é muito bom, ainda para cima na mesma série. Vamos ter mais dérbis, isso será especial para os clubes”.

Que dificuldades prevê que a pandemia possa provocar no desenrolar do Campeonato de Portugal, que acontecerá sem a presença de público nas bancadas?: "Muito irá depender da forma como forem estruturadas as rotinas nesta nova realidade. O importante é mesmo manter os jogadores focados, com níveis de motivação elevados. Temos a perfeita noção de que podem surgir casos e vamos estando preparados para nessa altura tomar as decisões mais acertadas. A ausência de público nas bancadas mostra que não há coerência. Sem público nas bancadas não há emoções. Todos sabemos que o público contribui, e muito, para o grande espectáculo dentro das quatro linhas. Não se deve colocar de lado a saúde de todos, porque isso está à frente de tudo, mas não nos deixem ser diferentes. Era saudável termos público nas bancadas para que possamos voltar à nominalidade".


Marcações: Campeonato de Portugal, Brito SC, Filipe Gonça

Imprimir Email