João Pedro Coelho: "Pevidém estará preparado para o Campeonato de Portugal"



A edição 2020/2021 do Campeonato de Portugal começa no próximo fim-de-semana. Pela primeira vez, a principal prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol conta com quatro clubes vimaranenses. Depois de ter conquistado o 1.º lugar do campeonato Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga na temporada transacta, o Pevidém parte para esta prova com a ambição de lutar pelos lugares que garantam a permanência neste patamar. O treinador João Pedro Coelho concedeu uma entrevista à edição desta semana do jornal DESPORTIVO de Guimarães em que fala sobre uma temporada atípica.

Qual a avaliação que faz de uma pré-temporada marcada por condicionantes nunca antes vistas no futebol português?: “A pré-época está a ser um desafio muito grande para todos, jogadores, treinadores e para o próprio clube. Nunca antes passou por isto e estão a acontecer situações que estão directamente relacionadas com a paragem. Têm surgido lesões que não são normais, apesar do cuidado muito grande após a paragem prolongada com a gestão que realizamos. O facto é que as limitações estão a ser muitas, temos vários jogadores com problemas, porque também não há tempo de repouso para os atletas, que têm os seus trabalhos. São condicionantes agravadas àquelas que já seriam naturais para uma competição diferente. Com todo o nosso esforço estamos a tentar estar preparados para o início do campeonato”.

Depois de uma longa paragem, em que ponto se encontra a sua equipa para o arranque do Campeonato de Portugal?: “No dia 20, vamos estar preparados. A evolução, aquisição de rotinas e constituição de um grupo forte é gradual. O grupo está identificado com a nossa ideia de jogo e com os objectivos. Temos como meta estar preparados para a 1.ª jornada. A minha convicção é que estarmos muito perto de estar no pleno das nossas capacidades, para dar uma tresposta muito positiva no primeiro jogo e começar com três pontos”.

A série B é apontada como uma das mais difíceis. Que nível de competitividade espera?: “Olhando aos clubes, à constituição dos plantéis e mesmo ao historial dos clubes, a série B é realmente muito forte e competitiva, com quase todos os clubes a trabalharem como profissionais, o que revela o grande desafio que nós temos em termos competitivos. Todos os clubes terão dificuldades porque a série é muito homogénea na sua qualidade. Isso ainda nos desafia mais, é desses objectivos que gostamos de trabalhar diariamente. A equipa terá de estar nos eu limite para atingir os seus objectivos”.

A presença de quatro clubes de Guimarães na série B pode trazer maior emoção aos dérbis?: “Haverá emoção, porque há proximidade, há vários jogadores que se conhecem, directores que têm proximidade num clube que vive o futebol. É pena que não se possa adicionar o público, porque teríamos mais emoção e envolvimento. O concelho deve estar orgulhoso do trabalho que tem feito no desporto, estes quatro clubes vão representar bem Guimarães no Campeonato de Portugal e trarão uma emoção extra à série”.

Que dificuldades prevê que a pandemia possa provocar no desenrolar do Campeonato de Portugal, que acontecerá sem a presença de público nas bancadas?: "A maior dificuldade é a incerteza. Estamos a preparar o campeonato para começar no dia 20, vamos avaliando a evolução do vírus e a forma como as coisas estão a ser solucionadas ou agravadas, até que ponto isso poderá influenciar a competição. Estamos a preparar-nos para dar continuidade à competição, iniciá-la e terminá-la, com os requisitos que o clube tem cumprido. O cenário de podermos parar é muito preocupante para o desporto. Jogar sem adeptos é desolador. Eles fazem parte do futebol, são eles que trazem a emoção ao jogo. No ano em que estamos no Campeonato de Portugal não podemos contar com os nossos adeptos, isso é muito frustrante”.


Marcações: Campeonato de Portugal, Pevidém Sport Clube, João Pedro Coelho

Imprimir Email