VÍDEO | Tiago Mendes: "Estou ansioso pelo jogo e espero começar a ganhar"



O novo treinador do Vitória, Tiago Mendes, esteve esta tarde na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques para a antevisão do jogo com o Belenenses SAD, que marca a sua estreia.

Está tudo pronto para o arranque do Vitória ou ainda falta limar arestas?: “É o primeiro jogo da temporada e ainda faltarão coisas. Mas, estamos preparados para este início. Trabalhamos bem e estamos ansiosos por começar a competir e a disputar jogos que valham pontos. Estou ansioso pelo jogo e espero começar a ganhar”.

O Vitória fez pré-época com três jogos, menos que muitos adversários. Isso pode ter alguma influência?: “Infelizmente, o último jogo de preparação que tínhamos não se realizou por problemas da Covid-19. Não foi o cenário idealizado, pois gostaríamos de ter competido mais um jogo. Mas não há desculpas porque tivemos mais um dia a trabalhar em campo. A equipa estará preparada”.

Como se sente na véspera da estreia na sua carreira de treinador?: “Tranquilo, com vontade de começar e estar num jogo a valer pontos. Digo aos meus jogadores que cada jogo é para ganhar, mesmo os de preparação, por isso vivo este jogo da mesma forma que os anteriores. Vai marcar porque será o primeiro como treinador principal. Tive a sorte de viver muitos jogos como jogador ao longo da minha carreira”.

O que espera do Belenenses SAD?: “Na verdade, sabemos muito pouco. Conseguimos ver alguns jogos, mas é sempre uma incógnita porque estão sempre a chegar jogadores novos e é o primeiro jogo. Conheço o Petit, sei que é um treinador que dá intensidade às suas equipas”.

Na apresentação, o Quaresma disse que a conversa com o treinador foi mais um motivo para o convencer a decidir-se pelo Vitória. Que conversa foi essa?: “Não há como fugir à questão Quaresma. É um jogador importante para nós. Não gosto muito de falar individualmente dos jogadores, porque o mais importante é a equipa, mas não há como fugir. Contei-lhe o que seria importante ele saber da nossa equipa e demonstrei a minha vontade de o ter comigo no grupo. Tenho a certeza que será um jogador importante fora e dento do campo. Já o tem sido ao demonstrar muita vontade nos treinos. Foi meu colega na seleção e é especial tê-lo como meu jogador. Chegou sem estar a treinar há dois meses e não é fácil ganhar ritmo. Vamos esperar pela convocatória para perceber se ele será chamado”.

Como se sente na pele de favorito para este jogo?: “Igual. Favorito ou não, é um jogo para ganhar e jogamos na nossa casa. Não temos a sorte de ter o público connosco, mas tentaremos dar-lhes a alegria de vencer. O importante é ganhar, sendo ou não favoritos”.

Quão importante é a experiência de jogadores como Quaresma, Sílvio e André André no plantel?: “É muito importante porque têm muitos anos de futebol. Sabem o que é competir e estar prontos para ganhar. Esses jogadores ajudam os mais novos. É importante que os mais novos olhem para eles com o sentido de aprender, pois são referências que actuaram ao mais alto nível. Temos jogadores jovens, mas o mais importante é a qualidade. É importante saberem rapidamente onde estão e o porquê de estarem aqui”.

O mercado só fecha em Outubro. O plantel serve completamente, ou há algum sector que precisa de ser reforçado?: “Até ao mercado fechar estamos sempre abertos a saídas e a entradas. Não há como fugir a isso. Vamos esperar até ao mercado fechar e ficar com os jogadores que temos. Independentemente de ainda chegar alguém ou não, temos de estar preparados para o jogo que aí vem. Queremos entrar da melhor forma com Belenenses.


Marcações: Tiago Mendes

Imprimir Email