Bino Maçães: "Pretendemos bom futebol e ganhar jogos"



A equipa B do Vitória dá amanhã o pontapé de saída na edição 2020/2021 do Campeonato de Portugal. A formação comandada por Bino Maçães recebe o Felgueiras, no campo da Pista Gémeos Castro, pelas 15 horas.
O embate com o Felgueiras marca o arranque de uma temporada que Bino Maçães acredita que será muito exigente para o Vitória B.

Qual a avaliação que faz de uma pré-temporada marcada por condicionantes nunca antes vistas no futebol português?: “Tem sido uma situação nova para todos, embora tenhamos passado um bocadinho por isto no início da pandemia, quando não sabíamos o que ia acontecer. Passamos pelo treino individual, depois a situação foi ganhando alguma forma e nós fomos percebendo o que teríamos de fazer. Acabamos por lidar da melhor forma. Quando todos nos unimos para contribuir para uma causa importante, mais do ponto de vista social, tivemos os cuidados necessários e propostos pela DGS. O convívio é diferente no balneário. Quando se forma um grupo forte isso acontece dentro do balneário, com o distanciamento social que tem de ser feito os grupos começam a ficar mais separados numa sociedade cada vez mais individualista, com os jovens mais virados para as tecnologias. Vamos tentando atenuar isso com o nosso conhecimento. Aos poucos todos começamos a perceber quais os caminhos a percorrer para chegar à 1.ª jornada da melhor forma”.

Depois de uma longa paragem, em que ponto se encontra a sua equipa para o arranque do Campeonato de Portugal?: “Estamos bem, num ponto satisfatório. Sabemos que nas primeiras jornadas nunca estaremos na plenitude no ponto de vista físico. Mas, estou muito satisfeito com o trabalho dos jogadores, pela seriedade que têm colocado no que estão a fazer. Vai ser um campeonato muito difícil, mas estou muito confiante no que estamos a fazer. Temos muita gente nova, que se está a adaptar, mas sabemos que isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Queremos envolver toda a gente para potenciar jogadores para a equipa A. Queremos mostrar bom futebol, ter resultados, eles vão ter de se habituar a essa pressão que existe no futebol e no Vitória, que joga sempre para vencer”.

A série B é apontada como uma das mais difíceis. Que nível de competitividade espera?: “De facto, saiu-nos a fava. Há muitas equipas boas nesta série, assim como no norte do país. Se queremos que os nossos jogadores cresçam rápido, têm de jogar contra os melhores. Neste nível competitivo, o crescimento será mais acentuado. Vão existir erros, mas espero que os possamos colmatar mais no treino do que nos jogos. Estou satisfeito por estar numa série destas. As coisas têm de ser mais dificultadas nesta fase para que depois os nossos jogadores possam dar as respostas que pretendemos”.

A presença de quatro clubes de Guimarães na série B pode trazer maior emoção aos dérbis?: “Traz sempre mais emoção, isso é inquestionável. Nos dérbis há sempre uma emoção inerente. Será diferente porque não há público nos estádios, mas para os jogadores é sempre importante vencer estes jogos, marcar uma posição. Mas, não é um cavalo de batalha. Fundamental é o que nós podemos fazer, respeitando muito os nossos adversários”.

Que dificuldades prevê que a pandemia possa provocar no desenrolar do Campeonato de Portugal, que acontecerá sem a presença de público nas bancadas?: “A emoção de um jogo acaba por não ser a mesma. Tentamos trazer para os treinos essa seriedade, porque depois os jogos não terão público. Quando nos habituamos a fazer bem as coisas no treino, acredito que no jogo possamos estar mais preparados. Temos de dar respostas nestas condicionantes. Quando se entra em campo, até se esquece um pouco o que está a acontecer à volta. É sinal de que estamos focados no nosso trabalho”.


Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Campeonato de Portugal, Bino Maçães

Imprimir Email