Taipas entra em acção na Taça de Portugal um mês antes do arranque do campeonato



A um mês da data marcada para o arranque do campeonato Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, o Taipas inicia a temporada já no próximo domingo, com a recepção à Associação Desportiva de Fafe, da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. É, por isso, num contexto diferente que Rui Castro tem preparado o embate com o emblema do Campeonato de Portugal, um dos eternos candidatos a entrar na luta pela subida de divisão. É que depois do embate com os fafenses, o Taipas arrisca-se a uma paragem competitiva de quatro semanas, que condiciona uma pré-temporada que tem decorrido em condições anómalas, face à pandemia provocada pela Covid-19.

Procurando alhear-se de todos os constrangimentos, o plantel do Taipas tem procurado “preparar-se convenientemente” para o embate com o Fafe... “Quando decidimos começar a pré-época mais cedo, já foi na perspectiva de termos esta competição. Além do mais, contávamos que o campeonato começasse mais cedo”, explicou o treinador Rui Castro ao nosso jornal. As folgas aumentaram nas últimas semanas, porque os jogadores não são profissionais e, nesta altura, ainda “restam dúvidas sobre o que vamos fazer depois do jogo com o Fafe”, porque, explicou Rui Castro, tudo depende do resultado. “Se seguirmos em frente, como é nosso desejo, teremos mais uma eliminatória antes do primeiro jogo do campeonato. Caso contrário, se calhar vamos fazer uma pausa ou treinar menos, porque já começa a ser demasiado e a massacrar um bocado o grupo”, admitiu o jovem treinador.

O foco, por enquanto, está no jogo com o Fafe, orientado pelo vimaranense Ricardo Silva. “Temos muitas saudades de competir”, diz Rui Castro, aludindo aos mais de seis meses de paragem. “Ainda para mais, este é um jogo diferente, da Taça de Portugal, diante de um adversário de um escalão superior. Há alguma ansiedade, assumo que também tenho alguma porque é o meu primeiro jogo como treinador principal”.

A luta pelo acesso à 2.ª eliminatória acontecerá diante do Fafe “um histórico, que luta pela subida”, mas o Taipas está apostado “em mostrar o que vale e discutir a passagem”. O jogo “será, certamente, muito complicado”, mas o Taipas conta com um plantel “super motivado para conseguir um triunfo. Nestes jogos não temos grandes preocupações a níveis motivacionais, porque vamos encontrar uma equipa muito forte, inteligente, que sabe ter a bola”. 

Uma das vantagens do Taipas será “o facto de não nos conhecerem muito bem, porque ainda não jogamos”, mas, por outro lado, “teremos um adversário forte, que luta sempre para impor o seu jogo diante de todos os adversários. O Fafe vai querer ter bola, tomar conta do jogo, superiorizar-se porque nós somos uma equipa de um escalão inferior”. O lamento vai para o facto de “não podermos contar com o apoio do nosso público. Seria interessante ter gente nas bancadas, porque os dois clubes contam com adeptos que são muito apaixonados”, finaliza o treinador.


quinta, 24 setembro 2020 13:52 em Desporto

Marcações: Clube Caçadores das Taipas, Taça de Portugal, Rui Castro

Imprimir