Seis clubes vimaranenses colocados na série B do Pró Nacional da AF Braga



Os seis clubes vimaranenses que vão disputar o campeonato Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga foram inseridos na série B.

Taipas, Torcatense e Serzedelo, que se mantêm da época passada, recebem a companhia do Ponte, Sandinenses e Desportivo de Ronfe na série B, que contará ainda com Arões, Santa Eulália, Joane, Porto d'Ave, Ribeirão e Vieira. Já a série A, igualmente composta por 12 clubes, será disputada por Martim, Ninense, Dumiense, Forjães, Amares, Marinhas, Prado, Pousa, Santa Maria, São Paio d'Arcos, Cabreiros e Vila Chã.

O sorteio do calendário do campeonato, que começa a 24 e 25 de Outubro, terá lugar no dia 2 de Outubro, uma sexta-feira, pelas 18 horas, no auditório da Associação de Futebol de Braga.

A Associação de Futebol de Braga revelou ainda, de forma oficial, o formato em que vai decorrer o campeonato Pró Nacional nesta época de transição. Os 24 clubes são divididos em duas séries de 12, com os quatro primeiros classificados de cada série a garantirem um lugar na fase de acesso ao Campeonato de Portugal. Aqui, os oito clubes são divididos em duas séries de quatro: os dois primeiros da série A juntam-se ao terceiro e quarto classificados da série B enquanto os dois primeiros da série B vão jogar contra os terceiro e quarto classificados da série A. O vencedor de cada série da fase de acesso ao Campeonato de Portugal vai depois disputar a final de apuramento de campeão, em dois jogos. O campeão será, naturalmente, o clube indicado para subir de divisão.

Na fase de manutenção, as restantes 16 equipas são distribuídas em quatro séries de quatro, por uma ordem já definida (ver quadro em baixo). Os dois últimos classificados de cada série são despromovidos à Divisão de Honra, ou seja, no total descem oito equipas.

De acordo com a norma estabelecida pela Associação de Futebol de Braga, todas as equipas iniciam a 2.ª fase com 50 por cento dos pontos obtidos na 1.ª fase, arredondados por excesso.


quinta, 24 setembro 2020 17:05 em Desporto

Marcações: Pró-Nacional , Associação de Futebol de Braga

Imprimir