Tiago Mendes: "Temos de continuar a crescer em termos de mentalidade e exigência no dia a dia"



O treinador do Vitória, Tiago Mendes, esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques no final da manhã deste sábado para a antevisão do encontro com o Rio Ave, da 2.ª jornada da I Liga, que se realiza no domingo, pelas 21 horas.

Depois da estreia com a derrota, o Vitória defronta o Rio Ave europeu, moralizado por uma vitória com o Besiktas. O que espera do jogo?: "Antes de mais, parabéns ao Rio Ave pela passagem à próxima fase da Liga Europa. É uma equipa super competente, que há muitos anos mantém a espinha dorsal e tem feito grande ligas. Esperamos um jogo complicado, difícil, num estádio complicado. Vamos ver as condições do vento que todos conhecemos, mas que alguns dos nossos jogadores não conhecem".

Apesar da derrota na primeira jornada, o que tirou de bom do jogo com o Belenenses SAD?: "Muitas coisas boas. Olho sempre para a parte positiva porque é isso que nos faz crescer. Mas, agora temos o Rio Ave, num jogo que será completamente diferente daquilo que tivemos na última jornada. Temos de perceber o que temos de levar para o jogo, mas com o mesmo objectivo, com a meta de ganhar".

Espera um Rio Ave a jogar mais aberto do que o Belenenses SAD?: "O jogo será completamente diferente esse sentido, diante de um Rio Ave que vai querer ter bola, que vai jogar o jogo pelo jogo, que nos obrigará a ser competentes com e sem bola".

O Vitória pode tirar algum proveito da campanha europeia do Rio Ave?: "Acho que seria um engano pensar que o Rio Ave não estará forte, imagino um Rio Ave super forte, o melhor Rio Ave que pode aparecer. Só assim podemos chegar lá e ter um bom resultado. Se formos a pensar que não vai estar focado neste jogo, que estará a pensar no AC Milan, podemos estar enganado. O Rio Ave vai estar preparado, sem dúvida nenhuma".

O que espera que a sua equipa possa mostrar mais neste jogo?: "O que quero que se entenda é que precisamos de tempo. Os nossos jogadores precisam de se conhecer, de estar juntos, de ganhar dinâmicas e comportamentos. Foi o que falhou no primeiro jogo. O nosso foco tem de estar agora no jogo com o Rio Ave. A cada jogo a equipa vai estar melhor, ser mais competente. O jogo com o Rio Ave é mas uma oportunidade para mostrar que crescemos".

Será uma boa dor de cabeça contar com mais soluções, como Quaresma, Edwards e Rochinha?: "É uma boa dor de cabeça. Como treinador quero ter boas dores de cabeça para decidir quem coloco a jogar. Temos de continuar a crescer em termos de mentalidade e exigência no dia a dia. Sinto que isso ainda nos falta nas sessões de treino e bato muito nisso porque quero que toda a gente sinta que quanto melhor estiver cada um deles, melhor estará o companheiro e isso fará com que a equipa cresça. Estamos bem apetrechados nessas soluções. Os outros também têm de crescer para fazer com que o Vitória cresça".

O plantel tem 32 jogadores. Pensa reduzir esse número, ou manter o mesmo plantel neste cenário de pandemia?: "Vivemos uma situação complicadíssima, já dei a minha opinião sobre isso ao presidente e ao Carlos Freitas".


Marcações: Vitória Sport Clube, Rio Ave, Tiago Mendes

Imprimir Email