Valor da transferência de Tapsoba debatido na AG da SAD do Vitória



O valor encaixado pela SAD do Vitória na transferência de Edmond Tapsoba para o Bayer Leverkusen, em Janeiro deste ano, foi um dos temas dominantes da Assembleia Geral que teve lugar ontem à noite, em que apenas podiam participar os accionistas da Sociedade Anónima Desportiva.

A Administração de Miguel Pinto Lisboa foi questionada sobre a verba que entrou nos cofres da SAD, depois do negócio com os alemães ter sido avaliado em 18 milhões de euros (mais sete mediante a concretização de determinados objectivos, dos quais dois milhões já terão sido atingidos).

Nas explicações aos accionistas, foi clarificado que no momento do acordo da transferência de Edmond Tapsoba para o Bayer Leverkusen o Vitória era detentor de 70% dos direitos económicos do internacional pelo Burquina Faso, enquanto a empresa de Deco estava na posse de 25% e o Leixões de apenas 5%. O clube de Matosinhos era, inicialmente, detentor de 25% do passe de Tapsoba, mas acabou por vender 20% e ficar na posse de apenas 5%, por uma verba a rondar 1.9 milhões de euros, ao abrigo de um acordo com o Vitória, num processo entretanto sanado depois das divergências públicas entre as duas SAD.

De acordo com que foi possível apurar, o ex-presidente do Vitória, Júlio Mendes, assim como o ex-vice-presidente Armando Marques, marcaram presença na Assembleia de accionistas, assim como o antigo candidato à presidência, Júlio Vieira de Castro.
Júlio Mendes votou favoravelmente as contas da gestão de Miguel Pinto Lisboa depois de elogiar o trabalho do Revisor Oficial de Contas. Por seu turno, Armando Marques questionou o papel da Gestifute na transferência de Tapsoba para o Bayer Leverkusen e o valor pago à empresa de Jorge Mendes.


Marcações: Vitória Sport Clube, Assembleia Geral, Vitória Sport Clube, Futebol SAD

Imprimir Email