Caso Viatodos leva à demissão da Comissão Administrativa do Airão, que pede processos na A.F. Braga



O caso Viatodos continua a marcar o dia a dia do Airão. O facto do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Braga não ter atribuído os três pontos ao clube na sequência da penalização aplicada ao clube famalicense, que podiam levar a Airão ao campeonato Pró Nacional, motivou um pedido de demissão, em bloco, da Comissão Administrativa liderada por Manuel Castro Novais. Ao mesmo tempo, os responsáveis directivos do Airão, mesmo na condição de demissionários, exigem que 'rolem cabeças' na Associação de Futebol de Braga. Manuel Castro Novais sugere mesmo a demissão de Manuel Machado na sequência deste caso que aqueceu o Verão. “Se fosse o presidente da Associação de Futebol de Braga, tinha-me demitido. Não acredito que se possam sentir bem depois de terem prejudicado um dos seus associados por não terem atempadamente dado conta das ilegalidades. Fomos prejudicados, porque a Associação não teve funcionários capazes de analisar as fichas de jogo”.

Estas decisões resultaram da última Assembleia Geral Extraordinária do Airão. “Os sócios não estão satisfeitos com que nos fizeram. Foi injusto e decidimos avançar com uma queixa, que queremos que seja transformada num processo disciplinar, contra os funcionários da Associação que conferem as fichas de jogo”, explicou Manuel Castro Novais ao Grupo Santiago. O presidente da Assembleia Geral do Airão argumenta que a Associação “devia ter funcionários competentes, que analisassem na hora as fichas de jogos, para se perceber quem pode jogar e quem tem de ser sancionado por utilização irregular nos tempos definidos. Não podem ficar à espera que sejam os clubes, como no nosso caso, a darem conta dos erros. Vamos exigir responsabilidades aos Conselhos de Disciplina e Justiça. Não podemos pactuar com isto, doe a quem doer.”

Manuel Castro Novais confirmou a demissão em bloco da Comissão Administrativa, que continua a assegurar a gestão do clube até à Assembleia Geral marcada para o dia 24 deste mês. “Só nessa altura poderá ser encontrada uma solução, porque é uma questão que não estava na ordem de trabalhos da última Assembleia”, explicou.

Entretanto, a equipa sénior do Airão retoma os treinos esta segunda-feira. Os trabalhos de pré-temporada foram suspensos depois do adiamento do arranque dos campeonatos.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, UD Airão

Imprimir Email