Equipa B do Desportivo de Ronfe inicia hoje nova etapa com Ricardo Lopes ao leme



A equipa B do Desportivo de Ronfe realiza esta quarta-feira o primeiro treino. A nova formação, criada na semana passada pela Direcção de António Vaz, dá assim os primeiros passos para a temporada em que vai disputar a 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga. O Desportivo de Ronfe decidiu avançar com a constituição de uma equipa sub-23, uma vez que ainda não há data para o arranque dos campeonatos das camadas jovens. A formação B vai acolher uma dezena e meia de jogadores dos juniores, mas também atletas que já passaram pelos escalões mais jovens do Desportivo de Ronfe e que actualmente encontram-se sem clube. De resto, existe essa obrigatoriedade de serem inscritos vários jogadores seniores, sub-23, para que sejam cumpridas as normas da Associação de Futebol de Braga para as equipas B.

Depois de ter cumprido o papel de adjunto na equipa técnica do Amigos de Urgeses nos últimos anos, trabalhando com o seu pai, Armando Jorge, Ricardo Lopes regressou esta época ao Desportivo de Ronfe para dar um impulso à carreira de treinador principal nos juniores. Mas, a mudança de planos originada pela pandemia que atravessamos levou-o a ser promovido a treinador da formação sub-23. “É um novo desafio, para o qual me sinto preparado”, confessou, em declarações ao Grupo Santiago.

Ricardo Lopes tem pela frente uma etapa “aliciante”, em que pretende entrar “no espírito do clube”. “As contingências actuais levaram-nos a mudar o plano que estava traçado. Na iminência da equipa júnior não poder competir, o clube decidiu avançar com os sub-23 para termos um novo espaço competitivo. Desta forma, queremos que os jogadores não fiquem parados e que se possam competir num ano que é muito importante para eles. É desta forma que queremos dar este passo”, disse o jovem treinador. A criação da equipa sub-23 estava nos planos do Desportivo de Ronfe, mas não a breve prazo. Por isso, os últimos dias foram “mais preenchidos”, para que o plano sofresse as mudanças necessárias. “Queremos que estes jogadores possam estar preparados para jogar, a breve prazo, na equipa principal. E só actuando num nível competitivo superior é que isso será possível”, argumenta Ricardo Lopes, que defende, aliás, que o Desportivo de Ronfe “tem a estrutura ideal para criar uma equipa sub-23”. “Trata-se de um clube que trabalha muito bem na formação, que tem privilegiado os bons jogadores, que dá espaço para os jovens subirem à equipa principal. Esperamos que esta equipa sub-23 possa ajudar ainda mais o Ronfe”.

Ricardo Lopes chegou ao Desportivo de Ronfe para treinar os juniores, depois de ter decidido deixar a equipa técnica do Amigos de Urgeses. “Estava na hora, foi no momento certo”, resumiu, vincando a ideia de que “aprendi muito nos últimos anos com o meu pai, mas queria iniciar um projecto meu”. Já fora da asa protectora de Armando Jorge, Ricardo Lopes espera “construir uma carreira no futebol sénior”, porque sente-se “muito preparado”. “Acredito na minha ideia e no que posso fazer, por isso espero que este passo no Desportivo de Ronfe me ajude a crescer”.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Desportivo de Ronfe

Imprimir Email