Miguel Pinto Lisboa: "Gestifute conseguiu amplificar o valor de mercado" de Tapsoba



O presidente do Vitória, Miguel Pinto Lisboa, explicou publicamente, pela primeira vez, a intervenção da Gestifute na transferência de Edmond Tapsoba para o Bayer Leverkusen, no mês de Janeiro. Numa entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães, o presidente do Vitória justificou a intervenção de Jorge Mendes na valorização do passe do jovem defesa-central.

Na última Assembleia Geral da SAD detalhou a transferência de Tapsoba e anunciou o pagamento de uma comissão de intermediação à Gestifute. Entendeu que a explicação que deu foi bem aceite?: Entendi que sim. Às vezes há necessidade de uma intervenção de um player importante como é a Gestifute num negócio, intervenção essa que passa pela valorização do activo. A última venda de algum relevo do Vitória tinha sido o Raphinha por 6,5 milhões e estamos a falar de um avançado. O Tapsoba, que é defesa, teve um valor muito superior. A intervenção desses players muitas vezes está na dinâmica do mercado, porque há determinados agentes que olhavam para os jogadores do Vitória e entendiam que eles valiam no máximo oito ou 10 milhões de euros. Era um pouco a ideia que existia no mercado. Ninguém acreditava que pudéssemos vender o Tapsoba por um valor acima dos 10 milhões, aliás a cláusula de rescisão do atleta estava nesse valor quando chegámos. Se o Vitória não o vende por um valor, mas sim por outro superior, isso tem um preço.

Conclui-se que sem a intervenção da Gestifute, seria mais difícil chegar a esses valores?: O activo tem qualidade, mas é verdade que a Gestifute conseguiu amplificar o seu valor de mercado. A ideia que existia no mercado é que faríamos o negócio por um valor relativamente baixo. Tivemos que criar a ideia de que tinha de ser feito por outro nível de valor e isso é um trabalho que só pode fazer quem tiver os contactos certos. Não vejo como problema que se trabalhe com os players certos do mercado e isso tem um preço que, tendencialmente, será menor quanto mais avançarmos no projecto. Depois do mercado interiorizar a ideia que para se fazerem determinadas aquisições de jogadores de primeira linha do Vitória se tem que pagar 20, o montante que vamos pagar para a transação será menor.

Confirma que neste caso a comissão paga foi de 18% e valeu a pena?: Valeu a pena. É só uma questão de matemática, de fazer as contas quanto seria o ganho líquido para o Vitória num negócio feito a 10 ou feito a 18.

Vai adiantar na Assembleia Geral do clube qual será efectivamente o valor encaixado pelo Vitória?: É só fazer as contas, mas poderei dizer porque o clube representa 40% do capital social da SAD.


Marcações: Vitória Sport Clube, Edmond Tapsoba, Miguel Pinto Lisboa, Bayer Leverkusen, Jorge Mendes, Gestifute

Imprimir Email