Capitães do Vitória B, Berço, Pevidém e Brito subscreveram carta à Ministra da Saúde em que pedem para continuar a competir



Os capitães do Vitória B, Berço, Pevidém e Brito subscreveram uma carta à Ministra da Saúde, Marta Temido, em que colocam em causa a decisão de ter sido adiada a jornada do Campeonato de Portugal marcada para este fim-de-semana. A carta é escrita pelos capitães dos clubes do Campeonato de Portugal e também da liga de Futebol Feminino.Na carta assinada pelos capitães de equipa de todos os clubes, os jogadores apeleram para que os deixem continuar as provas.

"Excelentíssimo Secretário de Estado e Excelentíssima Ministra da Saúde,
Estes não têm sido, seguramente, dias fáceis.
Acreditamos que, tal como nós, nunca tivesse pensado em viver este cenário e que certamente gostaria de tornar todo este processo mais célere para poder voltar a dizer "está tudo bem".
Todavia, esses dias tardam em chegar e estamos cientes dos exigentes desafios inerentes à pandemia, que atravessa, bem como o nosso Governo.
É por isso que estamos aqui para manifestar vontade de ajudar.
Enquanto representantes do Campeonato de Portugal, começamos por elencar em traço simples, que estamos no terceiro escalão do futebol Português e num traço mais complexo que se trata do maior campeonato que existe em Portugal, que faz a ponte entre o amadorismo e o profissional e representa todo o país, de canto a canto, cidades de norte a sul e ilhas, algumas vilas e até aldeias.
Destarte, este é o campeonato ideal para agarrar oportunidades e correr em busca do sonho.
Na verdade, representamos mais do que o Campeonato de Portugal. Somos também um exemplo para o futebol distrital e para as camadas jovens, por onde alguns de nós já passaram, onde muitos nos olham com ambição e alento, para além da estreita ligação que temos estabelecida com os Campeonatos Profissionais.
Ademais, queremos transmitir-lhe o brio que sentimos no futebol feminino que juridicamente é equivalente ao nosso e a todas as modalidades.
Face ao supra aludido, facto é que em março pararam os campeonatos e nós acatámos as regras.
Grande parte de nós esteve seis meses sem auferir qualquer remuneração, o que marcou negativamente a vida de cada um de nós, bem como das respetivas famílias.
Aguardámos pacientemente esse hiato de tempo com respeito, sendo que quando foi possível regressámos com todos os cuidados, preocupações e recomendações da DGS.


A Federação Portuguesa de Futebol fez um esforço tremendo e nós somos gratos por isso. Os nossos clubes assumiram e investiram na adaptação à realidade.
Mantemos todos os cuidados sociais e de higiene, seja em treinos seja em jogos.
Estamos conscientes da situação pandémica que atravessa o nosso país, porém sentimos a cada dia mais confiança no nosso trabalho e no de todos aqueles que estão a permitir de forma incansável que o Campeonato decorra em segurança.
Estamos e estivemos sempre na linha da frente, perante qualquer sintoma, perante qualquer dúvida ou anormalidade, somos os primeiros a denunciar.
Fruto disso são os vários jogos já adiados, para não se acarretar qualquer risco e a mensagem aqui torna-se clara: é possível jogar, jogamos. Não é possível, não o realizamos. Por nós e pelo próximo.
É por essa razão que não compreendemos a decisão da paragem dos Campeonatos este fim-de-semana.
Se sentíssemos que não era possível seríamos os primeiros a assumir.
Não será essa a via de propagação da Pandemia, pois as regras estão a ser cumpridas, seguimos sãos e com o afastamento recomendado.
Ambicionamos continuar a jogar, bem como receber o que nos é devido sobretudo nestes tempos árduos.
Queremos contribuir para a subsistência dos clubes e mesmo prescindindo dos adeptos nas bancadas, que são milhares espalhados por todo o país, com as idas ao estádio, poder continuar a dar-lhes essas alegrias a partir de casa, onde nos podem acompanhar em segurança.
A saúde mental de todos os cidadãos também se releva fundamental para o equilíbrio da sociedade, pelo que restringir o desporto não será solução.
Escrevemos-lhe com amor à camisola, para que considere as nossas palavras, pois o melhor para si será o melhor para nós".


Marcações: Vitória B, Campeonato de Portugal, Pevidém Sport Clube, Berço SC, Brito SC

Imprimir Email