Pandemia de Covid-19 leva CART a anunciar desistência da equipa sénior de voleibol feminino



A Direcção do CART anunciou, este sábado, a desistência da equipa sénior feminina de voleibol, inscrita na 3.ª Divisão nacional. A justificação da Direcção liderada por Ricardo Mota prende-se com a evolução da pandemia de Covid-19.

No comunicado do CART pode ler-se:
"Temos vindo a acompanhar com alguma preocupação a situação dos números de contágios verificados no país mas principalmente no nosso concelho e concelhos vizinhos!
A ministra da saúde na declaração que fez dia 6/11/2020 considera "bastante preocupante" a subida de casos de covid-19 nos últimos dias, particularmente mais evidente no norte do país. "..."Temos de perceber a gravidade do que estamos a enfrentar e temos de estar unidos",...
O Presidente da República afirmou também no dia de ontem: "as semanas que se seguem têm de ser de esforço coletivo, de contenção da subida inquietante dos números de internados" para "evitarmos todos um dezembro agravado e com isso restrições mais drásticas para todos nós..."
Na realidade, quando fizemos a inscrição das nossas equipas, estávamos longe de pensar que iríamos estar neste actual estado de pandemia, com um aumento brutal do número de infectados, um aumento alarmante do número de mortos e um estado de emergência a entrar em vigor na próxima segunda feira!
É nossa opinião, que neste momento particularmente sensível, o mais sensato seria a entidade que organiza esta competição decretar a suspensão por 30 ou 60 dias, ou até janeiro de 2021, analisando depois a existência de condições de segurança aceitáveis para se poder competir.
Em abono da verdade, falamos de um campeonato amador, onde se joga com dedicação, empenho e amor à camisola, que será realizado de forma atípica e em nossa opinião, sem verdade desportiva.
Desta forma, estamos convictos que não se justifica o arrastar desta competição, colocando em grande risco as atletas e a população em geral!
As atletas de Voleibol sénior do CART, em seguimento do explanado anteriormente demonstraram ao clube a indisponibilidade de continuar a treinar e jogar no actual estado pandémico no nosso país.
Fizeram-no pois sentem-se inseguras a treinar, jogar e nas deslocações. Tendo consciência do elevado risco de contágio e das consequências pessoais e familiares que daí podem advir, querem eliminar ao máximo riscos desnecessários.
Pelo atrás exposto, informamos a direcção da Federação Portuguesa de Voleibol e a Associação de Voleibol de Braga que desistimos da participação no campeonato nacional da 3ª divisão, não realizando o jogo de hoje, dia 7/11/2020 com ADC PERRE.
Gostaríamos de não o fazer, na expectativa que a DGS e o estado de emergência "obrigasse" a uma pausa, e assim quando tudo isto acalmasse continuávamos!
Mas pelas informações que dispomos a "ordem é para não parar qualquer competição" pelo que se assim for não nos resta outra alternativa se não a desistência imediata!
Nunca iremos sobrepor o Desporto, neste caso o voleibol amador, à nossa saúde, ao nosso bem estar, à saúde dos nossos familiares/amigos e comunidade em geral.
O desporto é importante mas não vale tudo no desporto.
No CART, a prática desportiva é e sempre será encarada com seriedade, sempre e quando, os seus atletas o fizerem com gosto, dedicação e em segurança.
Esta decisão aplica-se à equipa sénior do voleibol, assim como se aplicará a qualquer outra equipa de qualquer modalidade que esteja em competição e em treinos ativos e que não se sintam seguros para tal.
Atenciosamente."


sábado, 07 novembro 2020 13:13 em Desporto

Marcações: Voleibol, CART

Imprimir