Manuel Machado: "Temos a esperança que seja possível manter o formato dos campeonatos, mas não temos essas garantias"



O presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, admitiu que o formato dos campeonatos pode ser alterado em função da evolução da pandemia de Covid-19. O adiamento de jogos tem sido recorrente nas primeiras jornadas do campeonato Pró-Nacional, mas também da Divisão de Honra. Um cenário que coloca em causa a normal evolução das competições, que na época 2020/2021 têm duas fases distintas. Em entrevista ao Grupo Santiago, Manuel Machado reconheceu que o modelo competitivo pode sofrer mudanças para evitar que os campeonatos se prolonguem para o Verão de 2021. “Vai chegar a uma altura, em que se calhar teremos de tomar outra decisão. Imaginemos que chegamos a Janeiro e Fevereiro, meses em que ainda teremos a pandemia provocada pela Covid-19, e que mesmo que a situação dos campeonatos tenha melhorado a mesma não está totalmente regularizada. Se chegarmos à conclusão que é o melhor, faremos apenas uma fase e não duas no Pró-Nacional e na Divisão de Honra, como está programado. Nessa situação, apenas os campeões disputariam a subida de divisão, mas não haveria 2.ª fase para os restantes clubes. Temos a esperança que seja possível manter o formato actual do campeonato, mas não temos essas garantias. Queremos evitar alterações, mas só se as condições assim o permitirem. É uma decisão que não podemos tomar já, temos de esperar pelo que vai acontecer no próximo mês e ver o que é possível fazer.

Manuel Machado deixou também a certeza que os campeonatos “não vão parar definitivamente”. “Ninguém o está a fazer”, argumenta, apelando aos clubes para “ajudar a Associação”. “Estamos a propor que alguns jogos possam ser realizados a meio da semana, nos campos com iluminação artificial, e até que seja invertida a ordem de alguns dos encontros. Esperamos a colaboração dos nossos clubes filiados, porque esta é uma luta de todos nós. Acho que todos queremos que os campeonatos possam continuar, é do interesse de toda a gente, mas é necessário o esforço de todos”.

A decisão de reagendar os jogos em atraso para o mês de Dezembro é uma tentativa de “devolver alguma normalidade às competições, de ir resolvendo as coisas”. “Estamos a tentar resolver os problemas com que nos temos deparado. Com as decisões do Governo que apenas nos permitem voltar a jogar a 12 de Dezembro, optamos por ir marcando os jogos que já foram adiados para depois tentarmos retomar a normalidade a partir dos dias 9 e 10 de Janeiro. Mas, temos de levar em conta que temos de respeitar as orientações governamentais e da Direção-Geral da Saúde”.

Manuel Machado reconheceu que “qualquer decisão que possamos ter irá agradar a uns e não a outros”, pelo que a Direcção da Associação de Futebol de Braga tem vivido “momentos muito difíceis”, tanto mais que tem de lidar com “critérios pouco coerentes. “Então pode-se jogar na Liga BPI, no Campeonato de Portugal e na Liga Revelação, com deslocações dos clubes por todo o país, mas não se pode actuar nos distritais. O vírus não está em todo o lado? Essas equipas não fazem testes. A parar, paravam tudo, com excepção das I e II Ligas. Nós cumprirmos o que nos mandam, no restante não temos influência. Ao mesmo tempo, temos de procurar ideias e soluções para que os campeonatos possam ser disputados dentro de alguma normalidade, minorando os problemas para tentar chegar ao fim da forma mais equilibrada e com nos problemas para toda a gente.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado

Imprimir Email