Vitória já tem maioria na SAD após aquisição 11% das acções de Mário Ferreira



Esta segunda-feira foi um dia particularmente importante para o Vitória, que passou a deter a maioria do capital social da SAD, passando de 40 para 51%. A primeira tranche do acordo realizado com a MAF, a empresa gerida por Mário Ferreira, foi efectivada precisamente no último dia de Novembro, conforme havia sido estabelecido há algumas semanas entre as partes. Nesse sentido, o Vitória pagou a Mário Ferreira cerca de 1,3 milhões de euros. Uma verba disponibilizada pela devolução de suprimentos da SAD ao clube. 
Deste modo, faz-se história, uma vez que desde a constituição da SAD que o accionista maioritário era Mário Ferreira, apesar do Vitória, com os seus 40%, deter vários direitos fundamentais, nomeadamente de veto.

O contrato estabelece que o Vitória vai adquirir, de modo faseado, até 31 de Março de 2022, a totalidade das acções representativas do capital social da Vitória Sport Clube – Futebol SAD, por um preço total de 6,5 milhões de euros. Em resultado desse acordo, em 31 de Março do ano do seu centenário o Vitória passará a deter 96,40% do capital social da SAD.

Acrescente-se que a segunda tranche será paga no decurso da próxima época desportiva e recorde-se que a partir do momento em que o clube passasse a ser o detentor da maioria da SAD, Miguel Pinto Lisboa entende que deverá ser criado um debate interno que permita aos sócios do Vitória analisarem e debaterem o modelo organizativo da sociedade e a respectiva estrutura accionista, mas tendo como premissa fundamental que o clube tenha sempre, no mínimo, 51% das acções.

O dia de ontem assinalou esse momento de grande importância e simbolismo para o clube e a concretização daquela que foi a principal 'bandeira' de campanha do actual presidente.


terça, 01 dezembro 2020 08:18 em Desporto

Marcações: SAD, Vitória Sport Clube, Mário Ferreira

Imprimir