Ivo Roque: "Torcatense luta contra o tempo para ganhar melhor forma"



Com apenas um jogo oficial disputado desde o arranque de uma temporada que vai ficar marcada pela pandemia de Covid-19, o Torcatense tem pela frente um mês mais intenso que a maioria dos restantes adversários. Além da 2.ª jornada, marcada para a manhã do próximo domingo, o clube de São Torcato que disputa o campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga terá de disputar mais três partidas. É um novo começo para a equipa orientada por Ivo Roque, como o próprio treinador reconheceu numa entrevista à edição desta semana do jornal DESPORTIVO de Guimarães.

O Torcatense terá uma maior carga de jogos até ao final do ano, depois de ter realizado apenas uma partida desde o início da pré-época, em Setembro. Após a paragem forçada do plantel, este é um novo começo?: "Estamos a começar tudo de novo no que diz respeito às capacidades físicas e psicológicas dos nossos atletas. Esta fase tem sido de um desgaste emocional muito grande para todos e isso pode ter repercussões na disponibilidade física para o treino. Estamos a tentar lutar contra o tempo de forma a conseguirmos chegar a este final do ano, que na prática é o arranque do campeonato, na melhor forma possível. Queremos somar os primeiros três pontos da época no jogo com o Arões".

Que resposta espera da sua equipa, a que nível vai conseguir apresentar-se?: "A qualidade do jogo e a competitividade vão ser ligeiramente colocadas em causa. Como é evidente não vamos conseguir ter uma capacidade física e competitiva como seria normal para quem poderia estar numa fase mais adiantada do campeonato".

Como têm reagido os jogadores a todos os contratempos que foram forçados a atravessar?: "Há duas questões muito importantes. A disponibilidade do grupo é total, têm tido um comportamento brilhante dentro das limitações que temos sentido. Mas, tivemos gente infectada e esses atletas têm mostrado ainda mais dificuldades do que aqueles que estiveram parados. Os jogadores que estiveram infectados ficam cansados primeiro que os seus colegas, a dificuldade respiratória ainda existe. Quem teve a doença tem de fazer um esforço suplementar. Como todos, não temos a noção do efeito que isso pode ter a longo prazo nos atletas. As consequências da doença são desconhecidas e não sabemos como cada jogador pode reagir. Estamos a tentar minimizar esses danos para ter a equipa competitiva para o primeiro jogo".

De alguma forma, a equipa fica condicionada pelo facto de já ver adversários com nove pontos?: "Condiciona, obrigatoriamente, porque os pontos em disputa podem ser ganhos, ou não. O que temos de pensar é em nós e tentar ganhar jogo a jogo para nos aproximarmos desses adversários que já têm muitos pontos. Se as coisas tivessem decorrido de forma normal, provavelmente a tabela classificativa estaria de outra forma. Neste momento, a classificação não é o mais importante".


Marcações: Associação de Futebol de Braga, São Torcato, Torcatense, Ivo Roque

Imprimir Email