Vitória não pretende responder ao comunicado do Nacional



O Vitória não pretende reagir ao comunicado emitido pelo Nacional, em que o clube madeirense coloca em causa o regresso do plantel vitoriano aos treinos, depois de ter sido detectado um surto de Covid-19, que afectou seis jogadores e sete elementos do staff.

O Nacional da Madeira apontou o dedo não só ao Vitória, mas também às autoridades de saúde competentes. Ainda assim, não está prevista qualquer reacção oficial por parte da SAD liderada por Miguel Pinto Lisboa, uma vez que no seio da estrutura reina a certeza que foram cumpridos todos os protocolos.

Recorde-se que o Nacional mostrou-se surpreendido pelo regresso aos treinos do Vitória, depois de o jogo entre os dois clubes, da 12.ª jornada da I Liga, ter sido adiado, devido a casos de Covid-19 no seio do plantel e da estrutura dos vitorianos.
Em comunicado, o Nacional relembrou que recebeu um e-mail “da responsável da autoridade de saúde com tutela na matéria” que assegurava que "todos os jogadores/elementos do staff [do Vitória de Guimarães], considerados como contactos próximos de alto risco, têm indicação para manter medidas de vigilância ativa e isolamento profilático durante 14 dias desde a última exposição a caso(s) confirmado(s) (inclusivamente)". "Atendendo a que os casos em causa foram detetados nos testes Covid realizados 48 horas antes do jogo VSC-CDN, ou seja no dia 01 de janeiro 2021, tal isolamento teria de acontecer até ao dia 15 de janeiro (14 dias)", refere o clube insultar.

Contudo, o Nacional diz ter sido surpreendido pela informação de que “o plantel do VSC já regressou aos treinos, pelo que o referido isolamento foi terminado não ao fim dos 14 dias referidos na comunicação atrás mencionada, mas apenas três dias depois de ter sido determinado". "Constata-se por isso, que o tal isolamento, antes considerado como fundamental para evitar a propagação do surto, serviu apenas para fundamentar o adiamento de um jogo que, pelos vistos, não interessava ao VSC disputar nessa data", refere o Nacional.

O clube madeirense considera que o adiamento da partida para o dia 21 de Janeiro, lhe acarreta prejuízos, quer desportivos, quer financeiros. "Por força de tudo isso, acabou o CD Nacional, Futebol SAD por ser obrigado a adiar um jogo que poderia e deveria ter disputado na data inicialmente agendada, 03 de janeiro de 2021, o que traz a esta SAD elevados prejuízos financeiros, e potenciais enormes prejuízos desportivos", assegura.

O Nacional assegura ainda que vai “denunciar esta situação junto das entidades competentes, nomeadamente a Liga Portugal, a Direção Geral de Saúde e o Ministério da Saúde, reservando-se ainda ao direito de acionar judicial e criminalmente a mencionada responsável, pois a elevada responsabilidade do cargo que ocupa, para mais num cenário de pandemia como o atual, não é compatível com a defesa de interesses que não os da saúde pública”.


quarta, 06 janeiro 2021 16:24 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Nacional da Madeira

Imprimir