Ivo Roque: "Esperamos ganhar já no próximo jogo"



Numa temporada em que operou mudanças significativas no plantel, o Torcatense ainda não somou qualquer triunfo no Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga. Com um empate e três derrotas em quatro jogos, a formação comandada por Ivo Roque quer começar 2021 com um registo diferente, como o treinador vincou numa entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães.

A sua equipa ainda está à procura dos primeiros três pontos da época. Que razões encontra para este começo pouco conseguido?: "Não vejo que se tenha de procurar grandes razões. A forma como o Futebol Distrital está envolvido, não tem ajudado a que as coisas nos tenham corrido da melhor forma. A equipa é totalmente nova e cheia de jovens, que precisam de tempo para crescer. Esse tempo foi-nos retirado por causa da pandemia, que nos levou a interromper treinos. Toda a equipa precisa de entrosamento, precisa de tempo para poder estar preparada para a competição. O Pró Nacional é uma competição muito exigente. Nos quatro jogos que fizemos até agora, tivemos sempre algumas limitações em termos de jogadores. Temos tido a capacidade de lutar por todos os jogos até ao fim, mesmo merecendo ganhar ou empatar. A primeira vitória ainda não apareceu, mas estamos tranquilos e esperamos que apareça já no próximo fim-de-semana".

Apesar dos resultados, está satisfeito com o rendimento da sua equipa?: "Satisfeito não posso estar, é evidente que todo o treinador procura e quer é as vitórias. O rendimento deveria ter sido melhor e nós deveríamos ter conseguido algumas vitórias neste momento. Pode pesar o facto de termos jogado com equipas que estão no topo da tabela classificativa. Numa equipa mais forte, perder um ou dois jogadores pode-se notar menos. Numa que tenha um plantel menor, a ausência reflecte-se muito. Toda a gente tem sentido o azar que esta pandemia nos tem criado e neste momento fomos nós que tivemos uma fase má".

Lamenta estas sucessivas paragens?: "Lamento muito todas as paragens que nós tivemos e, para quem respeita e gosta do processo de treino, é evidente que, se o processo de treino é interrompido constantemente, há factores que se perdem. Todas essas condicionantes não nos ajudam. Para além disso, tivemos oito jogadores infectados com Covid-19. Tivemos jogadores que deixaram de fazer parte do nosso grupo porque não se sentem confiantes e disponíveis para dar o contributo à equipa neste momento, porque estamos a falar de Futebol Distrital e todo o resto da sua vida profissional e familiar se tornam mais importantes".

Este começo vai obrigar a uma mudança de planos para a época?:
"Desde o início que o nosso objectivo passa pela manutenção. Dado que isto é um ano completamente adverso, o objectivo é tentar fazer o maior número de pontos possíveis, porque isto para uma segunda fase onde os pontos serão repartidos, pode haver grandes alterações. Procuramos sempre fortalecer-nos, que apareça mais um ou outro atleta que nos possa ajudar e fortalecer o grupo. Aos poucos e poucos vamos tentando melhor e evoluir para conseguir as vitórias o mais rápido possível".


Marcações: Pró-Nacional , Associação de Futebol de Braga, Torcatense, Ivo Roque

Imprimir Email