Manuel Machado: "Estou esperançado que os campeonatos vão regressar e terminar"



O presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, reconhece que a nova paragem dos campeonatos representa “mais um momento difícil” para os clubes. 

“É uma situação muito difícil para os clubes, para os jogadores e para a própria Associação”, afirma Manuel Machado, “desgostoso” com o facto dos emblemas que representa “terem sido, uma vez mais, obrigados a interromper um trabalho que deveria ser consequente”. “Mas, não há dúvida nenhuma que não nos podemos anestesiar e que acima de tudo está a vida humana, por isso teremos de fazer tudo para ajudar a travar esta pandemia”, nota Manuel Machado.

O dirigente reconhece que esta paragem “terá consequências” para o normal desenrolar dos campeonatos. Por isso, entende que a 2.ª Fase dos campeonatos Pró-Nacional e da Divisão de Honra deverão ser suspensos. “Se a paragem for de um mês, eventualmente ainda podemos encontrar uma maneira de fazer a 2.ª Fase da competição. Há uma questão fundamental que tem de ser analisada. Num estado de confinamento com este rigor, os jogadores não podem treinar. Estando um mês parados, não terão condições para retomar imediatamente a competição, pelo que precisarão de uma semana ou duas para recuperar a forma física. Por isso, a paragem competitiva pode ser de cinco a seis semanas, o que vai complicar efectivamente o desenvolvimento natural daquilo que estava previsto para as competições, concretamente para o Pró-Nacional e a Divisão de Honra. Por isso, se não for possível fazer a 2.ª Fase teremos de concluir os campeonatos com a 1.ª Fase. Nesse formato, os campeões irão jogar entre eles para discutirem a subida e na manutenção irá descer quem estiver em posição de descer”.

Manuel Machado afasta, por outro lado, o cenário mais drástico do eventual cancelamento definitivo dos campeonatos. “Estou esperançado que os campeonatos vão regressar e terminar. Se fosse concluído neste momento seria muito complicado, porque não estão concluídos 50 por cento dos jogos. Vamos aguardar com serenidade, alguma calma, na certeza de que estamos aqui para defender intransigentemente os nossos associados”. 


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado

Imprimir Email