João Henriques: "É o primeiro jogo de 2021 em casa e pode ser um ponto de viragem"



João Henriques está confiante para o jogo com o Farense, da 14.ª jornada da I Liga, marcado para este sábado, às 18 horas. Na antevisão da partida, o treinador do Vitória mostrou-se esperançado que será um ponto de viragem nos resultados em casa.

O jogo com o Farense: "O Farense conseguiu libertar-se do últimos lugares da tabela classificativa e isso dá moral. Nós também estamos conscientes que é uma equipa que apesar de ter várias ausências é uma equipa que nos vai criar dificuldades. Mas, estamos com o foco nossa missão, que passa por jogar bem. Queremos voltar a ter rapidamente a nossa baliza a zeros. Temos um saldo tremendo de golos marcados nos últimos jogos, mas não podemos sofrer estes golo. Queremos ser mais equilibrados nisso, porque podia dar-nos outra classificação. Este é um campeonato diferente, temos de nos adaptar a todas as adversidades que impedem que haja estabilidade. Às vezes esquecemo-nos um pouco disso e esta questão tem influência. Nesta altura temos de ser muito estáveis emocionalmente para ultrapassar estes problemas".

Sente que ainda há muito para corrigir após 12 jogos?: "Para corrigir temos sempre. Mesmo nos jogos bem conseguidos temos coisas a melhorar, vamos estar em constante crescimento. Já fizemos coisas muito boas e outras menos boas, mas as muito boas foram em maior número. Quando cheguei tivemos alguma intermitência, quando vencíamos havia a sensação de que algumas coisas não corriam bem. Agora, estamos numa fase de crescimento, com a equipa mais segura, a finalizar mais vezes. Nos últimos três jogos marcamos oito golos, o que é extraordinário. Os erros têm vindo a diminuir, nos últimos dois jogos foram pontuais, mas fatais para nós. Queremos continuar a potenciar os jogadores e o crescimento da equipa. Temos os nossos objectivos bem definidos. Na lógica da adversidade como é a Covid-19, que nos obriga a ter de mudar jogadores de uma hora para a oura, temos de continuar a evoluir. Há qualidade no plantel, podemos trocar jogadores, mas quando estamos a trabalhar há vários dias com certos jogadores, ter de ficar sem vários na véspera é difícil. Estamos preparados para continuar a driblar as adversidades. A qualidade de jogo tem vindo a melhorar".

Este jogo é ponto de partida para melhorar registo em casa, que tem sido inferior daquele registado fora de portas?: "Para mim os jogos fora ou em casa são iguais. Nesta altura, mais igual é, porque não tempos o público que é importante para o Vitória. Temos é de olhar para o calendário e ver quais foram os jogos que não conseguimos vencer em casa. Os jogos que perdemos em casa foram com equipas que estão à nossa frente. Isso não justifica tudo porque também queremos ganhar esses jogos. É importante dizer que os pontos têm de ficar cá, independentemente do adversário. É o primeiro jogo de 2021 em casa e pode ser um ponto de viragem. Entramos numa fase importante da época, com uma série de jogos em que queremos fazer muitos pontos. O grupo está consciente isso. O Farense estava injustamente na cauda da tabela classificativa, está a conseguir resultados, aliado às boas exibições. Estamos confiante com o que temos vindo a fazer".

O que espera do mercado?: "Entrei depois de fechar o mercado, que já está aberto dois meses depois. Estamos preparados para as portas abrirem para os dois lados, para entradas e saídas. Estamos satisfeitos com o que temos, olhamos para o mercado, mas não estamos obcecados com isso porque estamos satisfeitos com o que temos em casa. Os ajustes, a acontecerem, são cirúrgicos. Não chegará ninguém para fazer número, temos cá muitos jogadores, com os sub-23 e a equipa B. Temos cá o Esteves e o Amaro, que estão próximos de ser apenas jogadores da equipa A. Esses são os nossos reforços. Se alguém sair, temos de estar preparados para ter soluções para manter a mesma competitividade”.


sexta, 15 janeiro 2021 13:41 em Desporto

Imprimir