Presidente do Torcatense defende que “o caminho é a paragem dos campeonatos”



O presidente do Torcatense defende a paragem definitiva dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga. Carlos Fernandes entende que não existem condições para os clubes prosseguirem com uma temporada marcada por constantes interrupções. Em entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães, o líder do clube de São Torcato é peremptório quando questionado sobre o futuro dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga..

No entender do presidente do Torcatense qual deverá ser o caminho a seguir pela Direcção da Associação de Futebol de Braga depois de ter sido decretada nova paragem dos campeonatos distritais?: "Entendo que deve ser anulado este campeonato. Desta forma, isto não tem jeito. Isto é um massacre que estão a fazer aos clubes. Andamos aqui sem qualquer tipo de receitas e isso é muito penalizador. Se o futebol for reatado, vamos ter de iniciar uma terceira pré-temporada e os jogadores nunca chegam a ter forma física. Por isso, deveria ser tudo anulado. Caso contrário, vão ser criadas feridas que no futuro serão muito difíceis de curar. Alguns clubes vão ficar com problemas para resolver nos próximos anos. Isto não está a dar gozo aos jogadores, treinadores e dirigentes. Por isso, o caminho é a paragem. Mas, tenho as minhas dúvidas que a Associação de Futebol de Braga tenha força para isso, porque as ordens vêm de Lisboa. Eu penso mesmo que a Associação de Futebol de Braga quer parar com isto".

O que os clubes devem fazer para enveredar por esse caminho?: "Primeiro, têm de estar unidos, têm de falar todos da mesma forma. Temos de estar unidos e parar com isto. Isto não é campeonato, não é nada". 

Essa união é viável no contexto actual?: "Eu acho que sim. Os clubes podem perfeitamente juntar-se para defender os seus interesses". 

O Torcatense tem sido particularmente prejudicado do ponto de vista desportivo?: "Apostámos numa equipa completamente nova, ficamos com poucos jogadores da época passada, e temos uma temporada de pára e arranca, sem tempo para o nosso treinador formar um grupo. Se para uma equipa experiente já é difícil, imaginem para uma equipa que está a jogar pela primeira vez junta. No último jogo que realizámos, tínhamos sete baixas. Assim, é impossível jogar, é impossível formar uma equipa competitiva".

E a nível financeiro, como têm conseguido lidar com esta situação?: "É uma situação muito difícil, que está a ser resolvida com milagres. E os milagres são feitos sempre pelos mesmos. Os patrocínios são quase zero e compreende-se porquê, a crise é para todos. Os sócios vão pagando as quotas, mas não podemos exigir mais porque não podem ver os jogos. Vão surgindo os milagres".

Que outros apoios devem ser dados aos clubes para podem manter as portas abertas?: "Deverá passar por anular o valor das inscrições desta época. Já seria uma boa ajuda. Os restantes compromissos, com jogadores, treinadores e outras pessoas, temos de os assumir".


Marcações: Pró-Nacional , Associação de Futebol de Braga, Torcatense

Imprimir Email