João Henriques: "Seria muito penalizador parar a actividade, podia mesmo colocar em causa o futuro do futebol em Portugal"



João Henriques espera que o Vitória regresse aos triunfos no encontro com o Nacional, em atraso da 12.ª jornada, marcado para esta quinta-feira, às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.

O que estas paragens afectaram a preparação do jogo?: "Não é bom para o ritmo competitivo, porque queríamos continuar a jogar. O ponto positivo é que as equipas têm o calendário apertado nesta altura. Mas, preferia estar a jogar sempre porque com um maior ritmo competitivo a equipa pode render mais. Esta paragem prejudicou-nos, porque já estávamos com um ritmo alto para competir. Estas duas situações foram prejudiciais para a equipa. A preparação também foi prejudicada com os dois adiamentos, motivou uma adaptação constate dia após dia. Estamos preparados para este jogo".

O que espera do Nacional?: "O Nacional, até há pouco tempo, estava bem posicionado na tabela. Teve jogos com resultados que não foram positivos, mas a equipa não deixou de ter os mesmos princípios. É uma equipa que fora de casa apresenta mais qualidade de jogo do que em casa, porque em casa torna-se mais pragmática, o que se deve ao relvado. Quando joga fora tenta jogar com qualidade, por isso vai-nos apresentar dificuldades óbvias. Mas, temos os nossos argumentos para o primeiro jogo em casa em 2021. Reconhecemos que do ouro lado vai estar uma equipa competente, que nos vai criar dificuldades".

As suspeitas sobre os surtos de Covid-19 nos outros clubes...: "Temos de respeitar as instituições responsáveis pela saúde pública. Como modalidade rainha do desporto em Portugal temos de ser um exemplo para a sociedade e fazer as coisas bem feitas, cumprindo o que é exigido. O Moreirense e o Gil Vicente já passaram pelo mesmo, vamos cumprindo com o que nos dizem. Há sempre alguém penalizado por não ter todos os intervenientes, mas faz parte das regras que estão estabelecidas desde o inicio. Temos de estar tos preparados".

Suspensão dos campeonatos?: "Temos de continuar, para o bem do futebol português. É importante para as pessoas que são obrigadas ficar em casa podermos fazer parte do entretenimento. Somos das profissões mais controladas, com uma rigidez tremenda. Seria muito penalizador parar a actividade, podia mesmo colocar em causa o futuro do futebol em Portugal. Pela Europa fora houve países que confinaram totalmente e o futebol continuou, nós devemos fazer o mesmo. Interessa continuar a valoriza o produto do futebol português".

As condições do relvado do D. Afonso Henriques…: "Acabei de ver o relvado, está em condições, já não tem gelo. Verificamos que, apesar da chuva, o relvado está bom. Se quiséssemos ir jogar agora, estava em perfeitas condições. As pessoas foram de uma extraordinária competência para resolver o problema. Não sabemos e a chuva veio melhorar ou piorar a situação. O relvado vai estar em condições para haver jogo amanhã".


quarta, 20 janeiro 2021 13:20 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, João Henriques

Imprimir