Manuel Machado: "Governo deve desbloquear verbas para o desporto"



Manuel Machado concorda com a ideia de que as dificuldades que o País está a travessar, com influência directa na prática desportiva, vai “deixar e marcas para os próximos anos”. “Isto vai prejudicar o futuro do futebol distrital e mesmo do futebol nacional, pelo facto de não estar em actividade a formação. O futebol juvenil é a mola do futebol português, a base do futuro para as selecções. É importante que as escolas estejam abertas, acho bem que estejam abertas, mas não compreendo porque razão a formação não possa treinar ou jogar num desporto que é praticado ao ar livre. Os clubes têm sido muito responsáveis no cumprimento das regras, por isso deveriam ter liberdade para ter a formação em actividade”, afirma o presidente da Associação de Futebol de Braga.

Manuel Machado concretiza a ideia de que a Federação Portuguesa de Futebol “fez um investimento muito grande com o objectivo do projecto ‘Crescer 2020’ para garantir o patamar dos 300 mil atletas federados. Com as medidas incoerentes que têm sido tomadas, esse investimento pode ser colocado em causa. Assim, a FPF recebe menos dinheiro da UEFA e tem menos verbas para distribuir pelas Associações, e, consequentemente, pelos clubes. É uma situação muito grave, que a continuar assim vai criar um problema que só será resolvido daqui a três ou quatro anos. As coisas deviam ser muito mais bem ponderadas, no sentido de se perceber que é muito menos previsível que um jovem fique infectado a jogar futebol do que estando fechado numa sala de aula. Eu e outros colegas de várias Associações, vamos tomar uma posição sobre isto”, anuncia.

Manuel Machado reclama também ao Governo “o desbloqueio de verbas, que nos permitam aguentar o desporto. O desporto não deixa de ser um bem maior para a sociedade, porque tem vertentes muito importantes na formação dos homens de amanhã. O presidente do Comité Olímpico já alertou para o facto do Governo não se poder dissociar desta responsabilidade de apoiar o desporto, que tanto tem dado ao País. Um Governo que não entende isto, não entende nada. Não se trata de dar dinheiro aos clubes ou às Associações. Trata-se de encontrar meios para que sejam reduzidos os custos de participação nos campeonatos distritais. Ou seja, aqueles apoios que nós damos têm de ser mais fortes para que os clubes possam continuar. Caso contrário, os clubes vão desaparecer”, finaliza.


quinta, 21 janeiro 2021 15:59 em Desporto

Marcações: Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado

Imprimir