A.F. Braga planeia retoma dos campeonatos em Abril e conclusão das provas no final da primeira volta



O prolongamento do estado de emergência por parte do Governo até meados de Março, com confinamento obrigatório, não altera os planos da Associação de Futebol de Braga para a retoma dos campeonatos.

O organismo liderado por Manuel Machado pretende que as provas sejam retomadas no mês de Abril e antecipa, desde já, um formato diferente daquele que foi estabelecido para uma temporada de transição. Desde logo, a 2.ª Fase será abolida e, nesta altura, a pretensão da Associação de Futebol de Braga é que todos os campeonatos possam ser concluídos no final da primeira volta. Neste cenário, a Direcção de Manuel Machado entende que “existem condições para os campeonatos serem homologados”.

Em declarações ao Grupo Santiago, o presidente da Associação de Futebol de Braga confirmou “a expectativa, de, efectivamente, retomarmos os campeonatos em Abril”, num cenário em que “os números da pandemia continuem a baixar como temos assistido”. “Só assim”, sublinhou, a Associação poderá programar o regresso dos clubes aos relvados “com um planeamento diferente”. “Quando avançamos com estes quadros competitivos, fizemos uma ressalva, adiantando que podíamos implementar mudanças em função da evolução da pandemia. Provavelmente, vamos ter de concluir os campeonatos a uma só volta. A 2.ª fase, essa, está descartada, acabou para o Pró-Nacional e Divisão de Honra, porque já não há espaço”.

Manuel Machado esclareceu que a Associação de Futebol de Braga “vai querer ouvir os clubes sobre este tema”. Mas, adiantou desde já, não vê “outra solução que não esta”. “Haverá sempre opiniões diferentes, mas temos de estar preparados para isso. O que vamos fazer? Deitar fora o que já jogamos até aqui. Se houver a possibilidade de continuar a jogar, e vai haver, temos de prosseguir. E não somos só nós a pensar neste formato, porque as associações do Porto, Lisboa e Aveiro também trabalham esses formatos. Dentro do possível e do mais correcto, temos de avançar”. O dirigente lembrou que os clubes “não querem prolongar os campeonatos para depois das primeiras semanas de Junho, para evitar mais encargos, pelo que não há outras soluções”. “Não posso obrigar ninguém a jogar, mas temos de organizar o que falta com critério e dentro do que é possível com o espaço de tempo que teremos. Na opinião da Direcção, os clubes devem jogar e concluindo a primeira volta é possível homologar a prova. Depois, faremos o apuramento de campeão de forma diferente, apenas com os primeiros classificados de cada série. Temos de concluir isto, porque temos de ver quem vai continuar no Campeonato de Portugal. Não podemos terminar de forma abrupta e depois escolher de forma aleatória quem vai subir”, acrescentou.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado

Imprimir Email