Plano de retoma das competições da A. F. Braga aponta para o regresso dos campeonatos a 11 de Abril



O plano de retoma das competições da Associação de Futebol de Braga aponta para o regresso dos campeonatos a 11 de Abril, ou seja, no fim-de-semana seguinte à celebração da Páscoa, que este ano terá lugar no dia 4 de Abril. De acordo com as informações apuradas, a expectativa é que os clubes possam voltar a competir duas semanas depois de receberem autorização para regressarem aos treinos.

O plano, por enquanto, ainda não foi oficializado pela Direcção da Associação de Futebol de Braga por uma razão simples. É que a Federação Portuguesa de Futebol continua a não ter qualquer indicação por parte do Governo sobre as datas para o desconfinamento do desporto, logo a Associação entende que não deve estar a adiantar cenários que podem não ser concretizáveis.

A ideia avançada por Manuel Machado ao Grupo Santiago, que aponta para a conclusão dos campeonatos após o final da primeira volta, deverá sofrer alguns retoques. Com a realização da 2.ª Fase há muito descartada, a Associação continua convicta de que não há espaço para prolongar as provas para lá da primeira volta, uma vez que além das jornadas programadas ainda há jogos em atraso para calendarizar. Contudo, a Direcção da Associação de Futebol de Braga admite eventuais alterações ao modelo assumido por Manuel Machado. E essas mudanças passam, sobretudo, pelo agendamento de uma espécie de mini fase final, destinada aos clubes que ocupem os lugares que dão direito à subida de divisão, mas também aos que procurarão evitar a despromoção de escalão. A verificar-se a introdução desta mini fase final, com um reduzido número de equipas por comparação com o modelo avançado para esta época, os clubes terão uma segunda oportunidade para materializar os objectivos a que se propuseram para uma temporada que se está a revelar mais do que atípica.

Uma coisa parece certa. Com a possibilidade dos clubes poderem voltar a competir a partir de Abril, a Associação de Futebol de Braga nunca irá enveredar pela via da suspensão ou cancelamento definitivo dos campeonatos. É uma ideia que, nesta altura, está completamente afastada, como, aliás, acontece com a maioria das associações distritais.


Marcações: Associação de Futebol de Braga

Imprimir Email