João Henriques clarificou declarações após Boavista: "Houve situações graves que prejudicaram alguns jogadores"



As declarações de João Henriques no pós-jogo com o Boavista, a consequente reação dos adeptos nas redes sociais e a tarja colocada junto à Academia do Vitória marcaram a primeira parte da conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Sp. Braga.
O treinador vitoriano, com uma longa declaração, quis esclarecer o tema, mas também colocar um ponto final sobre o assunto que marcou parte da actualidade do clube nos últimos dias.

"O foco é o jogo, o objectivo é vencer o Sp. Baga, isso é muito mais importante. Em jeito de conclusão do assunto, vou tecer algumas considerações que considero importantes.
Devem-se recordar do dia em que fui apresentado, de algumas das minhas palavras. Disse que os adeptos do Vitória são extremamente importantes para o rendimento da equipa, isso é inquestionável. Também disse que a nossa responsabilidade seria a de puxarmos os adeptos para nós. Os adeptos são extremamente importantes para o apoio à equipa. Disse ainda que o objectivo era criar uma equipa à Vitória, com que os adeptos se identificassem. Hoje temos a mesma ideia, é fundamental que os adeptos se revejam na equipa. Isto é um trabalho nosso, nem sempre o conseguimos, as exibições não são sempre as mesmas e sentimos isso da mesma forma como os adeptos. Não nos desviamos um milímetro do que achamos no início e do que achamos agora.
Por outro lado, entendo que este grupo tem sido um grupo digno do que é o Vitória em termos de entrega e empenho. É uma equipa com ambição, que procura ganhar sempre, em qualquer campo. Sei que vamos ter fases boas e piores. Temos de saber vencer e não vencer, melhorar o que está mal logo a seguir. O Vitória tem um plantel ao nível da ambição do clube, que pode discutir qualquer jogo. Este grupo também pode dar muito sucesso ao Vitória em épocas vindouras. Estarei sempre a defender esse grupo de trabalho porque tem estes princípios e valores.
Tenho de clarificar a mensagem. Posso ter atingido uma maioria que não era de todo a minha intenção atingir. A maioria vitoriana não se identifica com o que eu disse. Quis defender os jogadores. Estamos todos sujeitos à crítica, treinadores e jogadores, quem não está preparado para ela não pode representar o Vitória. As críticas não eram para a maioria, que tem estado sempre ao lado do grupo, criticando coisas normais do futebol. Infelizmente, hoje em dia o anonimato das redes sociais permite que a minoria ultrapasse a crítica. Tivemos uma semana difícil, houve situações pontuais que ultrapassaram a crítica normal e transformaram-se em situações graves. Tivemos de fazer um trabalho tremendo junto dos jogadores para ultrapassarmos o jogo com o Boavista. Essas situações pontuais aconteceram e prejudicaram individualmente alguns jogadores, logo o rendimento da equipa. Vou defender sempre o Vitória e os seus jogadores. Houve situações que ultrapassaram limites, mais graves do que aquela tarja. A maioria dos vitorianos não se revê naquela tarja nem nas minhas palavras, porque a crítica não era para eles.
Não confundo estes episódios menos edificantes com a massa adepta do Vitória. É uma massa adepta que sabe o que quer. Não temos dúvida nenhuma que os jogadores sentem a falta dos adeptos no Estádio. Temos 35 pontos mas podíamos ter mais se contássemos com os adeptos em casa. Com adeptos em casa nunca perderíamos dois pontos no jogo com o Farense nem o jogo com o FC Porto.
Não há mais nada para comentar. O importante agora é vencer o Sp. Braga". 


Marcações: Vitória Sport Clube, João Henriques

Imprimir Email