João Henriques: "Hoje somos um grupo mais sólido, acredito que estamos mais capazes de defrontar um Sp. Braga forte"



João Henriques abordou, esta segunda-feira, em conferência e imprensa, o dérbi com o Sp. Braga, da 22.ª jornada da I Liga, que se realiza esta terça-feira, pelas 21h45.

Como olha para o jogo com o Sp. Braga. Que evolução vê nas duas equipas por comparação com o jogo da primeira volta?: "É um dérbi, é sempre especial. Num dérbi não interessa se jogamos muito bem ou muito mal, o que interessa é vencer. Se pudermos aliar o resultado a uma boa exibição, melhor. Vamos defrontar uma equipa que pela sua classificação actual e pelos seus desempenhos recentes, fruto de estar junta há algum tempo, terá as suas dificuldades. Só a partir do meio de Outubro é que começamos a construir esta ideia de jogo. Hoje somos um grupo mais sólido, acredito que estamos mais capazes de defrontar um Sp. Braga forte. A tripla é sempre como as pessoas olham para o dérbi. Olho sempre para o 2. Estou confiante que o grupo vai dar uma boa resposta em Braga".

Como preparar o dérbi com um plantel jovem, com muitos jogadores que não conhecem o significado do jogo?: “Os jogadores já conhecem o campeonato e o significado destes jogos. Há uma diferença da primeira volta para agora. Os jogadores mais experientes sabem como funciona um dérbi destes, a mensagem passa diariamente, queremos colocar a ansiedade positiva no sítio certo. É um trabalho diário que vamos fazendo. É um jogo que só vale três pontos, mas tem a questão emocional associada. A importância do nosso capitão e dos jogadores experientes é grande. Precisamos de ter o equilíbrio entre a emoção e a razão para que possamos vencer o jogo".

Conta já com Ricardo Quaresma?: "Tem vindo a trabalhar connosco, no treino de hoje esteve da mesma forma que os restantes. Podemos contar com ele para o jogo".

Jogo surge depois de ter defrontado o Boavista há 10 dias…: "Nunca estamos satisfeitos. O Sp. Braga teve mais tempo entre dois jogos, nós vínhamos de uma sequência regular e estes 10 dias são muito tempo de paragem. Desejávamos jogar de quatro em quatro dias, porque não estamos sobrecarregados em termos físicos, ao contrário do Sp. Braga. Para nós era mais benéfico ter uma semana normal, depois da vitória queríamos jogar logo a seguir para embala. Trabalhamos a paragem da melhor forma para que os jogadores estejam preparados".

O controlo emocional foi uma preocupação para este jogo?: "É esse equilíbrio que pretendemos ter. Não podemos ser só emocionais. O futebol é muito emoção, mas temos de ter controlo. Não podemos deixar a emoção passar para o descontrolo. Os exercícios de treino são direcionados para isso, há jogadores em stress competitivo e temos de os preparar. Quanto mais equilibrado o jogador estive, melhor será o seu rendimento".

Dérbi sem adeptos. O que tem de diferente?: "Os adeptos são o sal e os condimentos do futebol, quanto mais para um dérbi. Já vi mais do que dérbi neste estádio e sei como é o ambiente. Queremos muito ir atrás do 5.º lugar, depois de o alcançarmos olhamos mais para cima. É um jogo importante nesse sentido. Estamos a jogar com o clube que estava no 2.º lugar, ambas as equipas vão muito querer ganhar. Sem os adeptos fica a faltar muita coisa, fica sem o ambiente. É uma pena não podermos contar com os nossos adeptos, que dão uma ajuda tremenda".


Marcações: Sp. Braga, Dérbi, Vitória Sport Clube, João Henriques

Imprimir Email