Vitória indignado com Rui Santos: "Espectáculo de ficção travestido de jornalismo"

O Vitória publicou esta quarta-feira, no seu site oficial, uma nota informativa em que se insurge contra declarações do jornalista Rui Santos no programa da SIC "Tempo Extra", que foi para o ar na noite de terça-feira. 

Diz o Vitória que assistiu "a um espectáculo de ficção travestido de jornalismo, perante o qual não pode deixar de manifestar uma posição e de anunciar as medidas ao seu alcance.

A pública e acentuada queda nas audiências do programa “Tempo Extra” não justifica a suspensão dos códigos deontológicos a que o jornalismo reporta, nomeadamente o seu compromisso com os factos e com a verificação da informação".

"Não é grave que ao jornalista Rui Santos cheguem falsidades e insinuações dolosas, por serem sobejamente conhecidos os terrenos pelos quais elas circulam e os interesses que servem. O que distingue um jornalista, porém, são as suas ferramentas para averiguar e tratar a informação, separando os factos dos boatos e as fontes das encomendas", acrescenta o clube na nota informativa, onde lamenta que Rui Santos "não se deu sequer ao incómodo de confrontar as informações que lhe chegaram junto do Vitória Sport Clube, violando a ética a que deve resposta e assim servindo de mera correia de transmissão, o que em tempo algum pode ser confundido com jornalismo".

Perante "tão graves atropelos", anuncia o clube, "o Vitória Sport Clube irá expor à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, não excluindo outras ações processuais ao seu dispor".

A finalizar, lê-se que "o compromisso da Direção do Vitória Sport Clube é para como os sócios e para com a verdade, que não deixará de ser exposta e partilhada com os associados, dentro de portas e com a clareza que o Vitória exige e com a qual esta Direção sempre se obrigou".

quarta, 07 abril 2021 12:36 em Desporto

Imprimir