Liga 3 com duas séries e uma segunda fase para apurar equipas que sobem e descem



A Liga 3, o ‘novo’ terceiro escalão do futebol português, vai ter 24 clubes na temporada de estreia, divididos por duas séries, e terá uma segunda fase, tanto para o apuramento do campeão, como das equipas despromovidas.

De acordo com uma nota publicada hoje no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol, a Liga 3, que arranca já em 2021/22, vai ser disputada por 22 emblemas oriundos do Campeonato de Portugal, mais os dois que descem da II Liga, divididos entre as séries Norte e Sul.

Os quatro primeiros classificados de cada série avançam para a fase de apuramento de campeão, em que também serão repartidos em dois grupos. Os vencedores de cada agrupamento sobem à II Liga e defrontam-se numa final, a duas mãos, para apurar quem conquista o título de campeão da Liga 3. Nesta etapa, os segundos classificados de cada fase também se defrontam, igualmente em dois jogos, para determinar quem defronta o antepenúltimo classificado da II Liga, no ‘play-off’ de subida e descida.

Quanto à fase de manutenção e despromoção, as restantes equipas da Liga 3 serão divididas em quatro séries, com bonificação de pontos (os quintos posicionados de cada série, por exemplo, iniciam esta parte da competição no primeiro lugar, com oito pontos) e os clubes que terminarem no último posto de cada grupo são despromovidos ao Campeonato de Portugal. Tanto na primeira fase como na segunda, os jogos serão sempre a duas voltas (casa e fora).

Marcações: Federação Portuguesa de Futebol, Liga 3

Imprimir Email