Rui Bragança: "Daqui a um mês é para garantir o apuramento olímpico"



Rui Bragança fez esta quinta-feira um balanço "positivo" após a conquista da medalha de bronze nos Europeus de taekwondo, confiante de que daqui a um mês, também em Sófia, vai garantir um lugar em Tóquio'2020 na categoria de -58kg. "É bom, não pela medalha, mas pelo trabalho que fizemos hoje. Pelos três combates, mesmo o que perdi, deu para tirar muitas notas boas e perceber onde tenho de melhorar. Saldo positivo", disse o vimaranense, em declarações à agência Lusa.

Na disputa pela presença na final, Rui Bragança, campeão da Europa em 2014 e 2016, foi derrotado pelo espanhol Adrián Vicente, por 21-11, arrebatando uma medalha de bronze na competição continental. "A agressividade, resistência e controlo dos combates foram bons, falta não sofrer aqueles pontos todos seguidos que fizeram toda a diferença. Apesar de ser sempre a mesma técnica e a variante pequena, não consegui cobrir", lamentou, exemplificando com o passar de vantagem 4-0 para 4-7 e de desvantagem de 11-14 para 11-21.

O lutador do Benfica, quinto do ranking europeu, entende que agora é "trabalhar essa parte e ficar atento", assumindo que na qualificação olímpica, de 7 e 8 de maio em Sófia, "o nível vai ser ainda mais alto". "O objetivo é ganhar a medalha de ouro e sem sofrer pontos, por isso nunca podemos cumprir todos os objetivos. Dentro do que tínhamos planeado, os resultados foram bons. Daqui a um mês é para chegar à final e garantir o apuramento olímpico, senão fosse para isso não valia a pena estar aqui", frisou.

De Sófia sai coma "mesma humildade" que chegou aos Europeus e promete "trabalhar ainda mais duro e com mais afinco" para garantir que na qualificação olímpica "não vai haver arrependimentos". Aos 29 anos, o médico sente que está numa boa fase da carreira, lembrando que neste ciclo olímpico também foi bronze recentemente nos Europeus de clubes, foi bronze num mundial e conquistou várias medalhas em provas Open. "Só temos de continuar a trabalhar e acreditar", concluiu.


Marcações: Rui Bragança, Taekwondo

Imprimir Email