Futsal: Lordelo e Os Piratas de Creixomil com regresso marcado para Maio



O regresso da 2.ª divisão nacional de futsal, prova disputada pelo Lordelo e Os Piratas de Creixomil, acontecerá a partir de 15 de Maio.

A Federação Portuguesa de Futebol deu luz verde para o regresso de uma competição que está parada desde meados de Janeiro. Contudo, o quadro competitivo sofre uma reformulação profunda, pelo que o Lordelo regressa ao activo para realizar apenas mais quatro jogos, enquanto Os Piratas de Creixomil terão de cumprir cinco, uma vez que têm um em atraso na fase regular.

A data oficial para o regresso é a de 15 de Maio, com a conclusão da primeira volta da fase regular. Nesse fim-de-semana, o Lordelo recebe o Póvoa Futsal, na 9.º jornada da série B, enquanto Os Piratas de Creixomil deslocam-se a Braga para defrontar o Nogueiró e Tenões. Contudo, o popular clube de Creixomil terá de antecipar o regresso para o fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, uma vez que tem um jogo em atraso, diante do Carrazedo Montenegro, que terá de ser cumprido antes da realização da 9.ª jornada da série A.

Terminada a fase regular, a 15 e 16 de Maio, os clubes serão divididos em dois grupos. Tanto Os Piratas de Creixomil, 10.º classificado da série A, como o Lordelo, 6.º colocado na tabela da série B, disputarão a Fase de Manutenção. Na prática, sem hipóteses de assegurarem a permanência na 2.ª Divisão, os dois clubes vimaranenses vão lutar por um lugar na 3.ª Divisão, escalão que vai nascer na temporada 2021/2022. Os 43 clubes serão divididos geograficamente por 10 séries de quatro equipas e uma de três, para realizarem um mini-campeonato, a uma só volta, no espaço de oito dias. As três jornadas estão marcadas para 29 de Maio (sábado), 3 de Junho (quinta-feira, feriado do Corpo de Deus) e 6 de Junho (domingo). Segundo os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Futebol, os primeiros classificados e os oito melhores segundos (19 clubes, no total) descem à nova 3.ª Divisão, enquanto que os restantes 24 clubes são despromovidos aos Distritais, caindo dois escalões.

De forma a prepararem da melhor forma os desafios que têm pela frente, tanto o Lordelo como Os Piratas de Creixomil regressam aos treinos no dia 19, segunda-feira.

Entretanto, a Taça de Portugal foi suspensa para os clubes da 2.ª Divisão, uma vez que não há datas disponíveis para a realização da competição. Os Piratas de Creixomil e o Lordelo ficam pelo caminho numa prova em que tinham encontro marcado com o Saavedra Guedes e o Juventude de Gaia, respectivamente.


Marcações: ACR Lordelo, futsal, Federação Portuguesa de Futebol, Os Piratas de Creixomil

Imprimir Email