Aponza saltou do Berço para o Portimonense: "Vou ter a oportunidade de lutar por um lugar na equipa A"



Como descreve a passagem pelo Berço?: "Foi uma grande passagem. Na Colômbia, quando representava o America de Cali, quase não tinha continuidade, não jogava muito. Jogava mais na equipa de sub-20, nunca me deram a oportunidade de jogar na primeira liga colombiana. Quando cheguei a Portugal, a equipa acolheu-me muito bem, sempre estiveram disponíveis para mim. Quando se muda de país, é sempre complicada a adaptação. Clima, mudança de terreno… muitos factores dificultaram a minha adaptação. Mas, passado algum tempo, as coisas melhoraram. Consegui fazer uma boa temporada, embora não tenha jogado tanto como gostaria de ter jogado. Mas com certeza fiz algumas coisas boas para que os responsáveis do Portimonense vissem o meu desempenho".

Consegue explicar o interesse que os responsáveis do Portimonense tiveram sobre si? Recorde-se que o Aponza era muitas vezes suplente aqui no Berço.: "Na verdade, eu creio que no pouco que consegui jogar, apesar de não marcar muitos golos, mostrei muitas coisas positivas. Quando entrava, notava-se que havia uma mudança no nosso ataque, havia mais profundidade. É um facto que, no princípio, não jogava muito. Mas via-se muitas melhorias na equipa quando eu entrava".

Como foi a experiência de ser treinado pelo professor Manuel Machado, um treinador com muita experiência de primeira divisão?: "Foi uma experiência muito boa. Como disse, ser treinado por um técnico como o professor Manuel Machado, com experiência de primeira liga, é enriquecedor. Ele ensinou-nos muitas coisas, aprendemos muito com ele. Começámos muito bem no campeonato, mas, infelizmente, as coisas começaram a complicar-se e não conseguimos subir à Liga 3. Mas levo uma experiência muito grande daqui. O mister tentava implementar essa experiência de primeira liga em nós".

Sai do Berço de cabeça erguida, apesar do clube não ter conseguido o objectivo da subida?: "Na verdade, saio daqui com um pouco de dissabor. Sinto que poderia ter dado muito mais à equipa. Infelizmente, o nosso campeonato não correu muito bem. Levo mais esta experiência como um aspecto positivo na minha carreira, algo que vou poder levar para o meu próximo clube de forma a ajudar-me a garantir os objectivos, tanto individuais como colectivos".

Agora o Aponza dá o salto para um clube de primeira liga, apesar do plano inicial será a integração nos sub-23. Ficou surpreendido com o convite do Portimonense?: "Na verdade, já me haviam falado de que havia interesse, mas nunca foi nada muito seguro. Houve contactos, mas foram quase sempre superficiais. Até que recebi uma chamada a confirmar que era oficial. Fiquei naturalmente muito contente, a mudança para um clube como o Portimonense é um grande salto. Sim, a minha integração será a partir dos sub-23. Mas, a partir do meu treino e dedicação, a aliar o facto de já estar no clube, aí vou ter a oportunidade de lutar por um lugar na equipa A".

Seguramente que irá encarar uma nova realidade no Portimonense. Preparado para o desafio?: "Estou muito preparado, graças a Deus sempre treinei bem. E foi como já referi anteriormente, a ideia será lutar ao máximo para chegar à equipa principal, sempre ganhando mais experiência".

Como imagina que será a sua passagem pelo clube algarvio?: "As minhas expectativas são muito altas, sou um jogador que pensa sempre que pode chegar cada vez mais longe. Eu sei da minha qualidade e das minhas virtudes como jogador. Agora, com outra estrutura, com certeza que poderei preparar-me ainda melhor para o futuro que aí vem".

Que mensagem fica do Aponza para os responsáveis do Berço nesta hora que é quase de despedida do clube?: "Eles sabem que estou muito agradecido por tudo o que fizeram por mim, foram a primeira equipa que me acolheu aqui em Portugal e, isso, nunca irei esquecer. Deram-me a oportunidade de mostrar o meu potencial, foram eles que acreditaram nas minhas qualidades como jogador. Por causa disso, ficarei eternamente grato. Isto não é algo que ainda não lhes tinha dito, eles sabem bem a importância que tiveram para mim".


Marcações: Portimonense, Berço SC, Aponza

Imprimir Email