Ricardo Costa: “A retoma da actividade desportiva é um claro sinal de esperança”



Guimarães recebe no próximo sábado o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto e o vereador do desporto da autarquia, Ricardo Costa, garante que “a retoma da atividade desportiva é um claro sinal de esperança”. “A essência do desporto está na formação e, por isso, a Câmara Municipal de Guimarães colabora neste tipo de iniciativas a fim de promover a atividade desportiva, sobretudo nos mais jovens”, afirmou o autarca aludindo à iniciativa a promover, no AvePark, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Município de Guimarães.

Para Ricardo Costa “a situação pandémica deu origem a uma crise desportiva, mas de uma forma progressiva tentamos recuperar o tempo perdido. O exemplo demonstrativo da vontade expressa do Município de Guimarães reflete-se neste Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo, bem como na retoma da Liga Mini já este mês, uma prova que tem como objetivo a promoção da prática de futebol e fair-play nos escalões mais jovens, e este ano abrimos às equipas femininas, com um novo modelo que obriga a cumprir as regras de segurança indicadas pela DGS”.

O autarca salientou que, ao apoiar a retoma do desporto, o Município de Guimarães está a transmitir uma mensagem de esperança no futuro. “Reafirmo que a retoma da atividade desportiva é um claro sinal de esperança para nos adaptarmos a este novo contexto e cabe às entidades públicas, desde a governação às desportivas, demonstrarem esse apoio”, afirmou Ricardo Costa, acrescentando que “é com muito orgulho que Guimarães tem sido um exemplo neste contexto, como vimos recentemente com a realização dos Campeonatos do Minho de Cross Country Olímpico (XCO), no Centro de Ciclismo do Minho, e de Downhill (DHI), na Montanha da Penha”.

O AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na freguesia vimaranense de Barco, será o local de realização da iniciativa destinada aos atletas dos escalões de Escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis e juvenis). Entre as 14h30 e as 17h30, nos arruamentos do AvePark, serão realizadas as atividades de contrarrelógio, em linha e de destreza. O Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto começará às 14h30 com a prova de destreza de Iniciados, seguindo-se, pelas 14h45, o contrarrelógio individual de Juvenis. Às 15h inicia-se a prova de destreza de Infantis e os Pupilos/Benjamins entram em ação às 15h30. Seguem-se as provas em linha dos Iniciados (16h00), Infantis (16h15) e Juvenis (16h45).


Marcações: Ricardo Costa, Associação de Ciclismo do Minho

Imprimir Email