VII Torneio de Xadrez comemorativo do Dia da União das Freguesias da Cidade foi um sucesso



O Mestre FIDE José Veiga, xadrezista U18 do A. Xat – Montemor-O-Novo, foi o grande vencedor do VII Torneio de Xadrez comemorativo do Dia da União das Freguesias da Cidade de Guimarães que se realizou nas instalações do Instituto do Design.

Tratou-se de uma organização conjunta da União de Freguesias e do Clube de Xadrez da Escola João de Meira em que, após um minuto de silêncio em homenagem ao malogrado Neno, 81 xadrezistas, dos 6 aos 71 anos de idade, alguns de nacionalidade espanhola, brasileira, russa e polaca, provenientes de 13 clubes nacionais, entre os quais dois clubes de Guimarães, o CXE João de Meira e o Vitória SC, realizaram sete rondas de partidas semirrápidas, com ritmo de 15 minutos para cada jogador dar xeque-mate. Na direção e como árbitro principal esteve o Professor João Martinho, superiormente auxiliado pelos árbitros nacionais Flávio Peixoto (CX Braga) e Professor Carlos Baptista (CXE J. Meira).

O MF José Veiga, cabeça do ranking inicial, venceu sem surpresa com 6,5 pontos em 7 possíveis, cedendo apenas um empate na última ronda, seguindo-se-lhe, em segundo lugar, Diogo Martins, da Escola de Xadrez do Porto, com 6 pontos e, em terceiro lugar, Filipa Pipiras do Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, também com seis pontos e vencedora da Classificação Feminina.

O 1.º lugar nos escalões etários foi alcançado, respetivamente, pelos seguintes jogadores: U08, Tiago Frutuoso (EX Porto); U10, Miguel Rocha (EX Porto); U12, José Lucas Silva (Vitória SC); U14, Eduardo Ferreira (CX Colégio Português, de Aveiro); U16, Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira); U18, José Veiga (A. Xat – Montemor-O-Novo); U20, Rafael Torres (CX Braga); Seniores, Diogo Martins (EX Porto); e nos Veteranos, Álvaro Guimarães (CX Braga).

Entre os jogadores dos dois clubes de Guimarães presentes, além do 1º lugar U12 do vitoriano José Lucas Silva, é de destacar, ainda, o 2º lugar do Professor José Manuel Teixeira (CXE J. Meira) nos Veteranos, o 3º Lugar do Pedro Gil Silva (Vitória SC), nos U16, a jogadora Sofia Mendes (CXE J. Meira), 4º lugar U14 e 6º lugar na classificação feminina, mas ex-aequo com o 3º lugar, e o 6 º lugar U16 de Bruno Araújo.


Marcações: Xadrez

Imprimir Email