Downhill: Vimaranenses dominaram 3.º DHI Capital do Móvel



Os vimaranenses David Martins e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram o 3.º DHI Capital do Móvel, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, disputada no Monte do Pilar, em Penamaior (Paços de Ferreira).

Num dia excelente para a prática da modalidade, o Monte Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, encheu-se de animação, própria das provas de Downhill, onde sobressai a luta pela classificação, mas também o convívio e o companheirismo. Seguindo todas as regras de segurança e higiene, o 3.º BTT DHI Capital do Móvel contou com a participação de cerca de uma centena de atletas desde os escalões de Escolas até aos Master 50.

David Martins, que compete como individual, foi o grande protagonista da prova de elites. O ciclista de Guimarães, que se sagrou Campeão do Mundo Universitário de Downhill em 2018, desceu a pista do Monte do Pilar em 1:50:062m, reduzindo dois segundos ao tempo da manga de qualificação. Na segunda posição ficou o barcelense Hugo Alves, enquanto o Campeão do Minho, Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), que regressou à competição depois de uma grave lesão, completou o pódio.

Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) dominou em elites femininas, vencendo as duas mangas. Ana Leite deixou Vivianne Sawczuk (BTT Pandilhas a Monte), segunda classificada em Penamaior, a mais de oito segundos de diferença.

Também de Guimarães, Rui Freitas (individual) foi o vencedor entre os atletas de juniores. O atleta venceu as duas mangas e na final desceu o Monte Pilar em 1:53:924, deixando na segunda posição Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), enquanto Marco Pinheiro (Desportivo Jorge Antunes) foi terceiro.

Em master 30, triunfou Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte), deixando o seu colega de equipa (e irmão) Pedro Bessa em segundo e Vítor Soto Maior (individual) em terceiro.

O vimaranense Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães) foi o melhor entre os master 40, terminando João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) em segundo e o Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), em terceiro.

Em Master 50, venceu António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro), seguindo-se na classificação José Queirós (BTT Pandilhas as Monte) e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes).
Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte), em cadetes, subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) em segundo e Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.

Nos escalões de Escolas, o melhor juvenil foi o vimaranense Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães), terminando nas posições seguintes do pódio os seus colegas de equipas Diogo Rodrigues e Francisco Ribeiro. Margarida Vasconcelos (Maiatos) foi a mais rápida em juvenis femininas, terminando a sua irmã Helena Vasconcelos na segunda posição.

Em Infantis, destacou-se Benjamim Vasconcelos (Maiatos), enquanto Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo.

Na vertente de open, o pódio foi preenchido por Fernando Silva, António Costa (BTT Pandilhas a Monte) e Filipe Ferreira (individual).
Coletivamente, a Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães foi a melhor equipa, reforçando assim o comando do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION. O BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo e o Desportivo Jorge Antunes em terceiro.


Marcações: Associação de Ciclismo do Minho, ciclismo, Downhill

Imprimir Email