Jorge Fernandes: "O mais importante é sentir o grupo unido, comprometido com as ideias do treinador"



O defesa-central Jorge Fernandes está convencido que o Vitória irá melhorar o rendimento da temporada transacta. Na conversa que manteve com os jornalistas esta manhã, antes do treino em Tróia, Jorge Fernandes abordou os erros da época passada, mas focou o discurso no que está para vir.

Com que expectativas é que o Vitória parte para esta temporada?: "As expectativas são as mesmas de sempre. Sabemos o clube onde estamos, a exigência que tem e estamos preparados para isso".

A nível pessoal, quais são as suas ambições para a nova época?: "A fasquia está elevada e vai estar sempre elevada. Os meus objectivos pessoais vão de encontro aos colectivos, num clube em que a exigência e o compromisso diário são elevados nos treinos para que quando chegarem os jogos estejamos preparados para dar o melhor".

A última temporada ficou abaixo das expectativas?: "Sim. Sabemos que falhamos o nosso objectivo. Não é altura de olhar para o passado. Temos de rectificar o que fizemos menos bem, para que não volte a acontecer. Temos de olhar para a nova época, que é o mais importante".

A grande novidade para a nova temporada é o treinador. Quais são as primeira impressões sobre o Pepa?: "Estão a ser boas. O mister tem muita experiência na I Liga e estamos a assimilar os processos. O mais importante de tudo é sentir o grupo unido, com paixão com o que está a fazer, comprometido com as ideias do treinador".

Na época passada, o Vitória chegou a ter a defesa menos batida no decorrer da primeira volta mas esse registou piorou na segunda metade. O que é preciso melhorar?: "No ano passado fizemos uma primeira volta muito boa e uma segunda menos boa. Éramos da defesas menos batidas, mas na segunda volta sofremos mais golos. A resposta para isso é o trabalho, não facilitar, estar concentrados em todos os momentos do jogo porque o nosso campeonato é exigente. As segundas voltas são sempre mais difíceis. Queremos corrigir os erros para não voltar a repeti-los".

Borevkovic é um nome que está a ser apontado à defesa. Parece-lhe que pode ser um bom parceiro?: "Apesar de haver vários jogadores apontados ao Vitória, o que é normal, trata-se de uma questão que passa ao lado dos nossos deveres. Tenho bons parceiros no plantel. Quem vier será para ajudar e assumir o compromisso com a equipa".

Na temporada transacta, estiveram quatro treinadores no clube. Isso destabilizou a equipa?: "Toda a gente que está dentro do clube tem de ver o que correu menos bem e corrigir para esta época. Em relação ao mister, o sucesso dele será o nosso sucesso. O que desejamos é que tenha sucesso e que se mantenha sempre no clube".

Quais as principais mudanças que npta para esta época?: "Temo-nos focado no aspecto físico, o normal na pré-temporada, mas já trabalhamos aspectos tácticos. O que salta mais à vista é a paixão que o mister tem, a exigência que passa para nós. Resta-nos dar o nosso melhor e o nosso contributo para o que o mister deseja. O nosso compromisso é determinante".

Neste grupo estão vários jovens das equipas B e sub-23. São atletas com potencial?: "Temos vários jovens presentes, que conhecem a mística do clube, o que é bom porque sabem a exigência a que estão sujeitos. O nosso papel é o de os receber bem. Não podem facilitar ou relaxar, devem perceber que estão num contexto diferente e que devem trabalhar para agarrar esta oportunidade".

O Vitória terminou a época passada a utilizar três defesas. Qual o sistema em que se sente mais à vontade?: "Somos jogadores de futebol e temos de estar sempre preparados para qualquer sistema tático. Temos de nos saber adaptar e estar preparados".


Marcações: Vitória Sport Clube, Jorge Fernandes

Imprimir Email