Luís Mendes: "O Santiago tem de ganhar nome na Divisão de Honra"



O treinador Luís Mendes espera que o Santiago Mascotelos seja capaz de criar estabilidade na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga. É a principal ideia de uma entrevista publicada na edição desta semana do DESPORTIVO de Guimarães.

Acabou por renovar com o Santiago, acompanhando a equipa na promoção à Divisão de Honra. As negociações foram sempre tranquilas?: "Aquilo que eu posso dizer é que, enquanto não acabou o campeonato, não houve conversações nenhumas. Sempre tive oportunidade de dizer ao presidente que só falaria no meu futuro no clube depois do objectivo estar alcançado. Entretanto o campeonato acabou, eu e o presidente tivemos uma conversa informal onde abordámos alguns temas. Ficou combinado que conversaríamos mais à frente sobre o futuro do clube e a minha continuidade. Aquilo que me levou ao Santiago foi uma conversa que tive com o presidente e o vice-presidente onde me pediram para que eu regressasse. O caso de ter subido de divisão não obrigava em nada ao presidente a querer continuar comigo. Não tinha forçosamente de ser assim. Acabou por acontecer, não sei se fui primeira escolha ou não. Também é um assunto que pouco me importa. As conversações seguiram-se e chegámos a acordo para ficarmos na próxima época".

Está na linha de pensamento do seu presidente, que indicou a permanência como principal objectivo?: "Já conversamos sobre isso e é o que está definido. Será a terceira presença na Divisão de Honra, o clube já esteve lá duas vezes e não se conseguiu manter. O Santiago tem de ganhar nome nesta divisão e ser um clube forte, para depois pensar noutros voos. O principal objectivo, sem dúvida alguma, é a manutenção".

A estabilidade na Divisão de Honra passará pelos planos a curto prazo do Santiago.: "Sem dúvida. Agora, sonhar não é proibido. Aquilo que eu posso garantir é que o Santiago será uma equipa competitiva, a lutar pelos três pontos em todos os campos, seja com quem for. Acontecendo isso, o clube estará mais perto de atingir os principais objectivos. Quanto mais cedo conseguirmos esse objectivo, mais descansado ficamos e, a partir dessa meta alcançada, poderá pensar noutros patamares. Só um louco é que poderia pensar que o objectivo seria outro e não esse".

Que principais lacunas é que vê que o seu plantel necessita de reforçar?: "Neste momento, temos 14 renovações e ficará mais ou menos por aí. Entretanto, teremos umas seis ou sete contratações, que já estão perfeitamente definidas. Nomes que já foram falados entre mim e o presidente. Não faltará muito tempo para ficarmos com o plantel praticamente definido para começarmos a época atempadamente. Não pode voltar a acontecer um clube como o Santiago subir à Divisão de Honra e voltar a descer".

É o desejo de uma época mais dentro do normal? Os últimos dois anos foram complicados para o futebol distrital…: "Espero que seja um ano normal, onde a gente comece a 18 de Setembro e que siga tranquilamente até ao fim do campeonato. Não haver descidas de divisão adultera a classificação, é assim que acontece. O facto de não ter descido ninguém pode ter ajudado ou prejudicado equipas que estavam a subir de divisão. Espero sinceramente que a A.F. Braga seja mais firme nas decisões e que veja como outras associações lidaram com a questão da pandemia. As coisas foram caminhando noutro sentido, onde os clubes foram mais protegidos e não houve tantas paragens".

Mais equipas, mais jogos para disputar. Agradado?: "Sim, mas em princípio haverá à volta de 30 jogos, nunca será mais que isso. Acho que é benéfico. O campeonato é uma maratona, por isso é que nós vemos nos campeonatos principais um núcleo de 3/4 equipas sempre a lutar pelo título. Não tenho dúvidas que quanto maior for o campeonato, mais hipóteses têm as equipas de atingir os seus objectivos".


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Santiago/Mascotelos, Luís Mendes

Imprimir Email