Quase metade da equipa do Leixões sem treinar após ter sido vacinada mas jogo com o Vitória não está em causa



Quase metade do plantel do Leixões, primeiro adversário do Vitória, não treinou na quinta-feira e hoje, devido a reações adversas à vacina da Janssen contra a covid-19, que foi administrada na quarta-feira, em Matosinhos, revelou o clube da Liga 2.

“A vacinação dizimou a nossa equipa”, disse à agência Lusa fonte oficial dos leixonense, observando que o Leixões defronta o Vitória já na segunda-feira, às 20h15, para a Taça da Liga, naquele que vai ser o seu primeiro jogo oficial da época 2021/22. A mesma fonte disse que “15 jogadores, de um total de 33 que foram vacinados, e elementos da equipa técnica” - incluindo o treinador principal, José Mota -, e da estrutura leixonense do futebol profissional acusaram sintomas diversos logo no próprio dia em que foram inoculados.

A vacinação ocorreu na quarta-feira à tarde, no centro de Vacinação de Matosinhos, tal como estava programado, “e algumas horas depois 15 jogadores e vários elementos do ‘staff’” começaram a sentir “febre, fadiga, cefaleia, dores musculares, náuseas e alguns tiveram vómitos”, disse à Lusa o médico do Leixões, João Duarte Silva. O resultado foi “uma inaptidão dos atletas com esses sintomas, até poderem recuperar”, acrescentou o clínico. Os restantes jogadores nada tiveram, porque a “reação à administração da vacina é muito variável”.

O médico considera “normal que alguns elementos ainda estejam incapacitados” e afirmou que deu conhecimento desta situação, por “e-mail” a um vogal da administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, porque, explicou, foi através deste responsável que a vacinação veio a ser agendada. Os sintomas manifestaram-se de diversas formas e com “intensidade variável” e deixaram 15 jogadores incapacitados para treinar tanto na quinta-feira como hoje. Ainda assim, a preparação da equipa prosseguiu esta manhã no Estádio do Mar, com os atletas disponíveis e também alguns sub-23 e com José Mota a dirigir os trabalhos, embora ainda “afetado”.

O médico referiu que “está tudo a correr dentro da normalidade, tirando a interferência com a normal atividade desportiva dos atletas” e a sua preparação para o jogo com o Vitória, já na segunda-feira, para a Taça da Liga.


Marcações: Vitória Sport Clube, Leixões SC

Imprimir Email