Voleibol: Francisco Fabião regressa ao Vitória



Francisco Fabião é o novo reforço da equipa sénior masculina de voleibol do Vitória.

Francisco Fabião teve já uma passagem pelo Vitóriam nas épocas 2009/2010 e 2010/2011, ainda com idade de júnior, tendo nesses anos participado assiduamente nos trabalhos da Seleção nacional de juniores. Agora com 30 anos, o atleta da posição de oposto, com 1,95m, regressa a um clube que conhece bem com mais experiência, que colocará ao serviço de uma equipa que encara a próxima época com a ambição de surpreender nas provas onde irá participar.

A formação desportiva de Francisco Fabião começou na Académica de S. Mamede em 2000, tendo sido campeão nacional de juniores em 2008/2009 e convocado para as seleções nacionais de cadetes e juniores. Nos últimos anos jogou pelo Clube Atlântico da Madalena, Castelo da Maia G.C., FAC e nas últimas duas épocas no Leixões, sempre com reconhecidos méritos como atacante nos sucessivos campeonatos da 1ª Divisão. Francisco Fabião participou também e venceu várias provas de voleibol de praia, tendo sido campeão nacional universitário e conseguido um 5.º lugar no Campeonato da Europa, nessa vertente.

Equipa técnica fica completa com José Alvarenga
José Alvarenga Fonseca será o novo adjunto na equipa técnica liderada por João Paulo Pereira na equipa sénior masculina do voleibol do Vitória. A sua formação académica teve início no Brasil, passando depois pela Austrália e Portugal, onde obteve o grau de mestre em treino desportivo pela Universidade Lusófona de Lisboa.

Foi atleta de voleibol na equipa da cidade de Santos no Brasil, de onde é natural, começando cedo a enveredar pela carreira de treinador. Primeiro como treinador de várias equipas de formação no Brasil e depois como treinador da equipa sénior feminina e adjunto da equipa masculina no Brisbane, da Austrália.

Em Portugal, paralelamente ao mestrado em treino desportivo e técnico especialista em exercício físico, assumiu em 2019 a sua ligação ao voleibol da Universidade Lusófona, passando pelo apoio na orientação técnica da equipa júnior masculina e sénior feminina.


Marcações: Vitória Sport Clube, Voleibol

Imprimir Email