Adeptos vitorianos juntam-se aos protestos contra o Cartão do Adepto



Com o esperado regresso dos adeptos aos estádios portugueses no arranque da Liga, regressaram os protestos contra a criação do Cartão do Adepto. Nos últimos dias, em Guimarães foram colocados cartazes em vários locais, concretamente junto ao Estádio D. Afonso Henriques, a apelar aos fãs do futebol para não aderirem ao Cartão do Adepto.

A criação do Cartão do Adepto decorreu das mais recentes alterações ao regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, levadas a cabo pela Assembleia da República e publicadas em Setembro de 2019. A portaria que regula o novo cartão do adepto, documento que visa a "promoção da segurança e do combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos" foi publicada em Diário da República em 26 de Junho de 2020.

Segundo nota divulgada pelo Governo, a utilização do cartão do adepto "permite o registo e a identificação dos seus titulares para efeitos de dimensionamento e gestão do acesso às zonas com condições especiais de acesso e permanência de adeptos". O cartão do adepto pode ser requisitado por qualquer pessoa acima dos 16 anos, terá a validade de três anos e serve para conceder acesso a zonas identificadas nos estádios, normalmente associadas à presença de claques.


quinta, 05 agosto 2021 11:06 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Cartão Adepto

Imprimir