João Pedro Coelho: "Pevidém dará a volta de forma rápida e segura"

Olhando para os três jogos que o Pevidém já realizou, há factores em comum que explicam as derrotas?: "Sim, em todos os jogos, por exemplo, não sentimos que os adversários tivessem mais qualidade de jogo do que nós, tivessem domínio sobre a nossa equipa. Perdemos em situações de bola parada, de erros nossos ou de desequilíbrios individuais que infelizmente não estamos a conseguir contrariar. Temos de analisar e ver a melhor forma de em termos estratégicos resolvermos essa realidade. Temos sido fortes em termos colectivos, organizados, com uma ideia de jogo positiva, em largos momentos superiores aos adversários, mas o facto é que neste momento temos zero pontos e gostaríamos de já ter alguns, para encarar o campeonato com mais optimismo".

É mais fácil trabalhar sobre os erros, porque estão perfeitamente identificados?: "É sempre mais difícil trabalhar sobre derrotas, quem disser o contrário penso que é um discurso totalmente desajustado da realidade. Ao mesmo tempo, os erros estão perfeitamente identificados e percebemos muito bem qual tem de ser o nosso foco de evolução. No início de época foi dito de forma clara que subimos um patamar e aquilo que fizemos no passado não será suficiente para esta realidade. Temos de fazer mais e melhor, temos que crescer como jogadores e treinadores, como equipa e como clube, de forma a podermos atingir os objectivos desta época, que é muito longa. Estamos no início e com certeza que daremos as respostas à altura da exigência do clube".

Para uma equipa que estava mais habituada a ganhar do que a perder, estas três derrotas podem abalar animicamente ou está a ser feito um trabalho para que tal não aconteça?: "Percebemos muito bem o processo e o que pretendemos atingir a longo prazo. É uma realidade que este grupo não está habituado a perder, nas épocas em que estive cá nunca perdemos três jogos seguidos, pelo que é mais um desafio que temos. À imagem do que tem sido habitual neste grupo e neste clube, daremos a volta de uma forma clara e rápida. Com a humildade que nos é reconhecida, vamos lutar pelos nossos objectivos e estamos confiantes que os iremos atingir".

Pode admitir-se a ideia que se perdeu o efeito surpresa que na temporada passada o Pevidém teve do seu lado relativamente à abordagem dos adversários?: "Não vou por aí, mas antes pelo aumento de competitividade, de exigência, de qualidade e de dificuldade. Juntando tudo isso, aumenta aquilo que é a nossa responsabilidade e também aquilo que tem que ser a nossa qualidade de trabalho".

Não há, relativamente ao plantel que foi construído, a ideia que talvez não tenha sido o mais forte para tantas exigências?: "Vai ser com estes que vamos à luta. Não há qualquer tipo de dúvida nem mudança de projecto. Estamos totalmente convencidos que é com este grupo de trabalho e com esta qualidade individual que vamos continuar a perseguir os nossos objectivos. Há a convicção que temos capacidade para os concretizar. Será uma tarefa árdua, mas se fosse fácil não seria para nós".

Algumas lesões, nomeadamente as que aconteceram com o João André e o Tiago Francisco, também limitaram?: "Quem me conhece sabe que não me agarro às desculpas nem dificuldades, mas não foram apenas essas duas. Tivemos contrariedades que só internamente são identificadas e percebemos aquilo que nos limitou nestas jornadas, mas seguimos em frente com a mesma ambição e objectivo. Há confiança inabalável naquilo que podemos fazer no futuro".

Esta paragem de duas semanas é benéfica?: "Contrariamente ao que é normal dizerem, que após uma derrota querem jogar rapidamente, o que sinto é que esta paragem é muito benéfica para nós, porque os erros estão identificados e serve para trabalharmos muito e para recuperarmos vários jogadores que por variadíssimos motivos não estão a poder dar o seu contributo ao grupo. Com toda a certeza iremos reentrar no campeonato com outra capacidade, com outro nível e com uma evolução clara".


Marcações: Pevidém Sport Clube, João Pedro Coelho, Liga 3

Imprimir Email