Ricardo Martins antecipa jogo com Belenenses SAD: "Discussão da eliminatória vai começar precisamente por sermos nós próprios a determinar as nossas hipóteses"

O treinador do Berço, Ricardo Martins, está convencido que o clube pode surpreender o Belenenses SAD no encontro da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, que terá lugar este sábado, pelas 15:00, no relvado da Pista Gémeos Castro.

Depois de ter feito história com a passagem à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, ficou uma certa desilusão com o sorteio? Nem saiu uma equipa teoricamente acessível, nem um gigante da I Liga...: "Nada disso, não há qualquer desilusão. Estamos muito felizes por com mérito estarmos nesta eliminatória. O sorteio é que o é, é um sorteio, não adianta desejar um clube ou sonhar com outro. E há uma certeza: nada, nem ninguém nos impede de lutar para ganhar. Fosse qual fosse o adversário o nosso espírito tem é de ser o de fazer tudo para seguir em frente e continuar a valorizar a marca do clube e potenciar os jovens atletas. Esse é o nosso propósito diário e que procuramos que tenha reflexo ao domingo com vitórias, bons desempenhos colectivos e momentos individuais que permitam aos atletas mostrar aquilo valem".

Defrontar uma equipa da I Liga não deixa por isso de ser interessante...: "O jogo terá outro mediatismo, é normal, até porque, desde logo, haverá mais Comunicação Social a acompanhar. A nossa semana vai ser em tudo igual. Pelo menos é isso que está pedido aos atletas, logo é o que têm de fazer. A discussão da eliminatória vai começar precisamente por sermos nós próprios a determinar as nossas hipóteses. O que temos sido, e que corresponde ao que temos vindo a trabalhar para crescer, terá de ser o ponto de partida para um grande jogo. Normalmente fala-se em desfrutar deste tipo de jogos, respeito e entendo, mas na minha opinião temos é de ser iguais a nós próprios. A humildade com que iniciamos esta época, os sacrifícios que passamos e a vontade que temos, é o mote. É nesse registo que vamos trabalhar durante a semana para procurar o sucesso no sábado".

O facto de ser o Belenenses SAD deixa o Berço com escassas possibilidades de seguir em frente?: "As nossas possibilidades de ganhar serão determinadas por nós. Como disse, se formos iguais a nós próprios, no espírito, na vontade, na crença, no sentido coletivo e tudo aquilo que forma o nosso ADN, vamos discutir o jogo porque temos qualidade individual para produzir um jogo colectivo de qualidade. É lógico que o nosso adversário tem uma valia inquestionável e para nós a missão é extremamente complicada. Mas vamos à luta e acredito que nos vamos apresentar em condições de dignificar o espectáculo e a magia desta competição. O Berço nunca defrontou em jogos oficiais uma equipa da I Liga, é por isso um momento histórico, mas em jogos-treinos já tivemos vários duelos e ganhamos alguns".

É bom um momento para o Berço mostrar os potenciais activos que estão a ser preparados...: "Afastada a possibilidade de uma grande receita financeira para ajudar o clube, creio que é o grande objectivo que se segue. Por respeito, e para evitar comparações, não vou dizer que temos outro Aponza que está no Portimonense ou um novo Welton que está Vitória, mas garanto que temos neste plantel vários jovens que no timing certo vão actuar nos principais palcos do futebol português. E excluo deste lote o Joyce, pois já é um valor conhecido e que já tem, seguramente, um lugar à sua espera. Por isso, e respondendo à questão, acredito que os nossos jovens vão mostrar aquilo que valem dentro de um processo colectivo que beneficiará a parte mais importante de todas e que é o clube".


Marcações: Berço SC, Ricardo Martins, Taça de Portugal, Belenenses SAD

Imprimir Email