Pepa: "Os adeptos... mereciam muito mais e nós não conseguimos"

Após o triunfo (0-1) frente ao FC Oliveira do Hospital, o técnico do Vitória fez a análise do jogo, considerando que "o Oliveira do Hospital fez por merecer no mínimo um prolongamento". Pepa pediu resiliência e manifestou apreço pelos adeptos que acompanharam a equipa e que "mereciam muito mais". 

O Vitória começou bem, marcou um golo, conseguiu uma grande penalidade que não concretizou, mas depois as "coisas" complicaram-se. O que é que aconteceu?

Essa leitura está correcta. Tivemos uma entrada boa, com qualidade, com personalidade, fizemos o primeiro golo e criamos uma ou outra oportunidade... uma delas que deu o penaltie. A partir daí , o problema está identificado e temos de o resolver. Quando acontecem adversidades no jogo - falhar um penaltie foi uma adversidade - a outra equipa em termos emocionais cresce e nós vimos por aí abaixo e não pode... A este nível! Está identificado, não é a primeira vez que isto nos acontece. Tinhamos o jogo controlado com o Arouca, a partir do momento em que sofremos um golo num lance caricato, a equipa quebrou muito. Com o Benfica, no segundo golo, quebrou muito! E hoje depois desse lance em que estávamos bem e confortáveis, não nos encontramos mais. Está identificado e cabe-nos resolver isso, a equipa técnica e os jogadores, todos juntos porque quando assim é... Podem acontecer coisas que já vimos todos na Taça. Não tenho problema nenhum em dizer que o Oliveira do Hospital fez por merecer no mínimo um prolongamento, porque merecia e fez por isso. O que fica é a passagem, mas é um problema que temos de resolver.

Com um problema identificado, consegue dizer o que pode ser feito?

O mais fácil seria dizermos que é falta de atitude. Mas, não faltou atitude. Faltou critério, faltou personalidade dentro de campo para manter o nosso jogo, a nossa intensidade e a nossa qualidade de jogo... E quando assim é, torna-se o jogo incaracterístico e acabamos por ficar irreconhecíveis.
Os jogos têm 90 minutos e não jogamos sozinhos. É algo que tem de nos preocupar porque está identificado. A equipa consegue fazer coisas muito boas, consegue ser intensa, ter volume ofensivo, consegue ter qualidade e quando acontecem este tipo de situações, a equipa pura e simplesmente parece que desaparece dentro de campo e fica nervosa, ansiosa, precipitada, a perder a bola facilmente e qual assim é torna-se um jogo incaracterístico e tudo pode acontecer. Nos jogos de Taça é assim... Já aconteceu isto em alguns momentos do campeonato e temos de resolver, internamente, juntos e termos essa estaleca, essa capacidade de perceber que as 'coisas' não vão estar sempre a correr bem... Mas, temos de ter resiliência. Ter a capacidade de reagir rápido à adversidade!

Que sentimento fica associado à passagem?

Orgulho!!! Com os adeptos que tivemos aqui a um sábado de manhã... Mereciam muito mais e nós não conseguimos. É verdade que fica a passagem. O nosso sonho é grande e sabíamos que este era um degrau que tínhamos de ultrapassar.

Marcações: Vitória Sport Clube, Taça de Portugal, Pepa

Imprimir Email