BTT: Vimaranense Pedro Fernandes é o novo campeão do Minho em downhill

O vimaranense Pedro Fernandes (individual) foi o vencedor em elites do 21.º BTT DHI ACRAP, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision disputada em Prozelo (Arcos de Valdevez). Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o BTT DHI ACRAP tinha como aliciante suplementar a luta pelos títulos de Campeões do Minho que ainda estavam por decidir antes da derradeira etapa do campeonato minhoto.

Em elites a luta travou-se entre Pedro Fernandes e David Martins com os dois ciclistas de Guimarães a fazerem uma primeira descida muito rápida, mas com Pedro Fernandes a ser ligeiramente mais veloz. Na manga de classificação Pedro Fernandes, também conhecido como “Beto DH”, conseguiu melhorar o tempo e retirou quase um segundo ao seu anterior registo, vencendo não apenas na categoria de elites mas averbando também o melhor tempo absoluto do 21.º BTT DHI ACRAP. O pódio de elites ficou completo com Victor Mariño (X Bikes CC) e Nuno Martins (Individual), quedando-se Carlos Martins pelo quarto lugar. Com a vitória em Prozelo, Pedro Fernandes, no seu segundo ano no escalão de elites, sagrou-se Campeão do Minho de DHI.

Em juniores, a disputa esteve entre os vimaranenses Rui Freitas (individual) e Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães). O ciclista da Bike House venceu a manga de qualificação, enquanto Rui Freitas foi quinto devido a um furo. Na manga final, triunfou Rui Freitas, classificando-se Diogo Pereira em segundo e António Teixeira (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.

Em master 40, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães), que já tinha assegurado o título de Campeão do Minho, voltou a estar em evidência e subiu ao lugar mais alto do pódio. João Gomes (BTT Enduro Terras de Bouro) foi segundo e o ainda Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), foi terceiro.

Na categoria de escolas, Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) destacou-se em infantis, enquanto Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) em juvenis.

PEDRO FERNANDES: "O mais importante acaba por ser a diversão que temos em cima da bicicleta"
Apesar de satisfeito pela vitória no Campeonato, Pedro Fernandes fez questão de salientar que “todos corremos para resultados, é sempre bom sair de uma corrida com uma vitória, mas o mais importante acaba por ser a diversão que temos em cima da bicicleta. Não há nada mais gratificante do que isso”. Pedro Fernandes esclareceu, no entanto, que “ser Campeão do Minho é muito bom, é a ‘cereja no topo do bolo’. Estou muito feliz. Ainda mais porque tive como adversário direto um dos meus melhores amigos”.
Fazendo um balanço muito positivo da época desportiva e elogiando a pista de Prozelo, Pedro Fernandes salientou ainda que “a diversão depende de muitas coisas, claro que numa corrida o que me dá mais satisfação é ir cada vez mais rápido…mas o importante é sentirmo-nos bem, é o convívio e as amizades que se ganham. O que levamos disto são as memórias”.

RUI FREITAS: “Estive muito confiante, a pensar no primeiro lugar”
Na sua última época no escalão de juniores, Rui Freitas (individual), ciclista de Guimarães que corre como individual, venceu em Prozelo a terceira de quatro provas do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision.
Depois de um furo na manga de qualificação, Rui Freitas explicou ter começado a manga final “muito confiante, a pensar no primeiro lugar”. “Cometi alguns erros na descida porque não tinha uma visão suficiente devido à chuva e ao nevoeiro. Foi andar um pouco à procura das linhas, mas foi igual para todos”, disse Rui Freitas.


quarta, 20 outubro 2021 16:01 em Desporto

Marcações: BTT, Associação de Ciclismo do Minho, Pedro Fernandes

Imprimir