Festas de Carnaval

O dia de Carnaval reserva muitas diversões, um pouco por todo o concelho de Guimarães. De tarde, os foliões andam à solta e, à noite, participam no Enterro do Entrudo e na queima do Arturinho ou Pai das Orelheiras, a designação do velório, varia em função das localidades. Em Pevidém, cumpre-se a tradição com o Carnaval da Ponta do Campo. Às 15 horas, realiza-se o cortejo e pelas 21 horas, enterro do Pai das Orelheiras que percorre as ruas da vila até à Ponte de Sevres.

Em Nespereira, pelas 15 horas realiza-se um cortejo de Carnaval. Pelas 21 horas, procede-se ao enterro do Entrudo e à queima do Arturinho.

Mais ou menos idêntico à programa na vila das Taipas, onde o Arturinho já se encontra em câmara ardente, para logo à noite ser queimado junto ao rio Ave.

Concursos de mascarados, cortejos e enterros do entrudo são os números de outras festas. Em Ronfe, a Comissão das Festas de S. Tiago, organiza um cortejo com carros alegóricos que vai percorrer as ruas daquela vila.

Em S. Salvador de Briteiros, a Associação Citânea também promove várias iniciativas de Carnaval. O mesmo acontece em Santo Estevão de Briteiros, S. Martinho de Candoso, S. Cláudio de Barco, Moreira de Cónegos, Aldão, Santa Eufémia de Prazins, em Sande S. lourenço, em Leitões e em Rendufe.

Marcações: Agenda Cultural

Imprimir Email