Emoção e alegria marcaram cerimónia de inauguração do mural em homenagem a Neno



Foi uma cerimónia marcada pela emoção e alegria. A inauguração do mural em homenagem a Neno, na data em que o antigo guarda-redes, treinador e dirigente completaria 60 anos, juntou diversas personalidades do mundo do futebol, o plantel vitoriano e centenas de adeptos, que marcaram presença na Praça 26 de Maio, do Estádio D. Afonso Henriques.

A obra do artista visual Guel do It pretende eternizar a memória de um desportista e homem que marcou os vitorianos e vimaranenses, mas não só, como se percebeu nos discursos que precederam o momento musical que abriu a cerimónia.

O presidente vitoriano, Miguel Pinto Lisboa, notou que a “simples homenagem que o Vitória Sport Clube e a Comissão do Centenário lhe prestam é um ato simbólico, mas de enorme significado. Esta obra, cujo autor saúdo e felicito, captura o Neno na sua essência. É uma imagem fiel, feliz na expressão que transmite e eficaz na mensagem que representa. Esta obra prolonga o Neno na sua casa desportiva, eterniza-o no estádio onde viveu, e nós com ele, tantos momentos inesquecíveis e que fazem parte da nossa história coletiva. Neno no D. Afonso Henriques é da mais elementar justiça, mas entendo ser muito feliz que a sua imagem, estando no estádio, se abra e se projete para a cidade que o abraçou e o acolheu como um dos seus. A presença do Neno torna-se, com esta obra, uma presença diária para os vitorianos e para os vimaranenses e esse é o nosso singelo contributo para prolongar e perpetuar a memória do Neno e aquilo que ela significa para todos nós”, acrescentou.

“Falando com o coração”, Simone, a viúva de Neno, agradeceu a “homenagem muito bonita”. Emocionada, destacou que o sorriso de Neno “abraça o Vitória e a cidade”. “Sejam felizes”, pediu, antes de se despedir sob uma enorme salva de palmas.

Em nome do plantel, Rochinha mostrou-se “contente por fazer parte da homenagem”, recordando a grandeza de Neno. “Conheci o Neno através do futebol numa fase muito feliz do meu percurso profissional, mas também a mais infeliz da minha vida pessoal. Mesmo sem me conhecer, o Neno foi uma das pessoas que mais me apoiou, tornou-se um verdadeiro amigo. Era impossível estar triste ao lado dele. Considero-me um sortudo e sei que falo por muitos que aqui estão e que com ele partilhavam o dia a dia, por podermos ser contagiados com a sua alegria todas as manhãs. O Neno era um amigo de braços abertos, pronto a ajudar sempre que fosse preciso. Sei que estás aí em cima a cantar e a torcer por nós. Este clube, esta cidade, nós, nunca te esqueceremos”.

Os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e Liga Portugal, Pedro Proença, também destacaram a grandeza humana e desportiva de Neno nos respectivos discursos. Pedro Proença recordou, por exemplo, que Neno foi o primeiro a ligar-lhe quando foi eleito para o cargo que desempenha. Entregou, ainda, a Miguel Pinto Lisboa uma camisola que tinha oferecido a Neno, quando foi nomeado Embaixador da Liga.

O presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, e o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, também estiveram na homenagem, assim como o presidente da Câmara, Domingos Bragança, e o vereador com o pelouro do desporto, Nélson Felgueiras. Os ex-jogadores Fernando Meira, Pedro Mendes e Nuno Assis foram outras das presenças notadas.


Imprimir Email