ESTATÍSTICA - Vitória de 2001 tem mais nove pontos!

Os números são elucidativos e perfeitamente díspares. O Vitória está claramente melhor do que na temporada passada, decorridas as mesmas 16 jornadas. Sobretudo em dois aspectos. O classificativo, onde ocupa um tranquilo sétimo lugar em contraposição com o 14º da época 2000/2001, e o defensivo. É sobretudo esta a explicação para a melhoria substancial. O Vitória ganhou consistência defensiva e sofre menos golos. A ‘revolução’ no plantel é, obviamente, uma justificação que não deve deixar de ser equacionada. Se às qualidades de Palatsi juntarmos, por exemplo, a
mais valia que Flamarion e Cléber têm sido, percebe-se o porquê do Vitória ter melhorado nesse ‘item’.

Os números globais não mentem. Em comparação com igual número de jogos disputados na época passada (16), o Vitória apresenta em 2001 mais nove pontos, resultantes de mais três vitórias e menos três derrotas, registando-se igual número de empates.
Por outro lado,
curiosamente, mesmo estando no 14º lugar, a equipa do ano passado mostrou-se superior em golos marcados. Mais um que na presente época. Em contrapartida, sofreu menos dez golos, o que não deixa de ser extremamente relevante, como já se referiu.

Outra curiosidade é o facto do clube ter começado ambas as épocas com derrotas. No campeonato transacto em Braga - liderado por Paulo Autuori - e este ano em casa com o Gil Vicente já sob o comando de Inácio.

Os números parciais ajudam também a explicar outros factores. Assim, se em casa na temporada passada o Vitória tinha registado apenas dois triunfos (Gil Vicente e Estrela da Amadora), este ano apresenta já cinco (Braga, Boavista, Varzim, Porto e Alverca). Os tais três triunfos que lhe garantem nove pontos à maior, o que significa que a equipa voltou a ser eficaz em casa.

Mesmo ao nível dos empates se verifica isso. Aos três de 2000/2001 (Aves, Beira Mar e Marítimo), correspondem apenas dois em 2001/2002 (Paços de Ferreira e Setúbal).

Finalmente, no capítulo dos desaires caseiros tinham-se já verificado três (Sporting, Benfica e Paços de Ferreira), enquanto na presente época apenas o Gil Vicente conseguiu, para já, levar os três pontos do Afonso Henriques.

Fora de Guimarães, a estatística revela-nos o mesmo número de triunfos (Alverca e Campomaiorense no ano passado); (Farense e Salgueiros este ano). O número de empates é superior na corrente temporada (Benfica e Beira Mar), uma vez que em 2000/2001 o Vitória só havia conquistado esse resultado em Leiria.

Finalmente, na abordagem às derrotas nota-se que há menos uma averbada este ano (Santa Clara, Sporting, Marítimo e Belenenses) em contraposição com as cinco da temporada ida (Braga, Salgueiros, Porto, Boavista e Belenenses).

Marcações: Desporto

Imprimir Email