«Talentos em Livre Trânsito» quer combater o desemprego em Guimarães

Na tarde desta terça-feira foi apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães a 48ª edição do programa ?Talentos em Livre Trânsito?.

Este é um programa destinado a pessoas dos 18 aos 65 anos, que estejam em situação de desemprego e que queiram desenvolver as suas competências tendo em vista a sua integração profissional. 

Esta é uma acção que, no âmbito do Prémio Agir, da REN, a SAPANA.org realiza em parceria com a Associação de Solidariedade Social de Professores (ASSP) de Guimarães, a Associação Sol do Ave e a Câmara Municipal de Guimarães. 
Armando Guimarães, presidente da ASSP diz que para a associação que dirige, faz todo o sentido trazer este programa para a cidade. e explicou alguns dos objectivos do programa. "Combater o desemprego jovem, o desemprego de longa duração, trabalhar aqui as competências sociais que nós verificamos que na nossa população estão pouco desenvolvidas sobretudo na procura do emprego (...) a nossa intenção aqui foi no fundo desafiar a própria comunidade vimaranense, desafiar os jovens que estão neste momento em situação de desemprego para que possam eventualmente até pensar numa reconversão profissional para o efeito, e ter aqui novas metodologias, metodologias inovadoras, que possam de alguma forma completar o trabalho que já é feito localmente pelas diversas organizações", explicou.

Marta Horta da SAPANA.org, fala de uma "formação intensiva destinada a qualquer pessoa que esteja na idade activa, podem ser de várias áreas, quanto mais heterogéneo for o grupo mais rico este se torna", explicou. A aprendizagem será feita através de "dinâmicas, partilhas e experiências".
O último momento da "formação" é chamado de "Dolphin tank", onde os participantes são convidados a fazer um pitch (apresentação de si próprios). Neste momento são convidados alguns empresários locais. Pelo projecto que vai na sua 48ª edição já passaram cerca de 600 pessoas com uma taxa de sucesso de 80%. "A nossa taxa de sucesso é de cerca de 80%. Nós não trabalhamos directamente a empregabilidade, nós trabalhamos as competências transversais que depois ajudam nas questões de empregabilidade", explicando que no final da formação quem estiver interessado "pode ser acompanhado através de um processo de mentoria" tanto na procura de trabalho por conta de outrem ou no desenvolvimento do próprio projecto.

A vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, espera que esta edição seja a "primeira de várias". Mafalda Cabral da Associação Sol do Ave elogiou o projecto que considerou ser "muito importante" para a sua instituição. 

A 48ª edição do Programa Talentos em Livre Trânsito decorrerá durante oito dias, das 09 às 18 horas, entre os dias 25 de setembro e 04 de outubro, na Associação Sol do Ave. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e podem ser efectuadas até ao dia 15 de Setembro através do site da Sapana.org.

 

Marcações: Diversos

Imprimir Email