Câmara de Guimarães formalizou protocolo com a RTP para a grande final do Festival da Canção


O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, assinaram o protocolo de cooperação para a realização do Festival da Canção 2018 em Guimarães, numa cerimónia que decorreu ontem na sede da estação pública de televisão, em Lisboa.

Em comunicado, a Autarquia vimaranense assinala que a escolha de Guimarães teve como base o facto do Multiusos de Guimarães ser um espaço privilegiado para a realização de eventos, possuir uma versatilidade ímpar e estar dotado com condições para acolher grandes competições desportivas, congressos, feiras, exposições, concertos musicais e outros espectáculos.

«“Está a ser preparado um grande espetáculo para o país e para o mundo! Guimarães reúne todas as condições para acolher um evento desta dimensão. O conceito do festival foi reinventado, tendo agora a particularidade de atrair e cativar muitos jovens”, referiu Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, opinião partilhada por Gonçalo Reis, Presidente da RTP. “Fizemos uma análise competitiva e Guimarães foi a cidade que reunia todas as condições para a realização da Final do evento”» lê-se no referido comunicado.

Após o anúncio público, em julho de 2017, de que o representante de Portugal no Festival da Eurovisão de 2018 seria escolhido em Guimarães, e depois de realizadas as duas semifinais nos estúdios da RTP, o Multiusos de Guimarães, gerido pela Tempo Livre, prepara-se para receber a Grande Final do Festival da Canção 2018, no próximo dia 4 de março.

À edição deste ano do Festival da Canção concorrem 26 temas que disputam a escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. A primeira semifinal realizou-se este domingo, 18 de fevereiro, no Estúdio 1 da RTP, e já são conhecidos os primeiros sete finalistas que vão marcar presença no Multiusos de Guimarães. A segunda semifinal realiza-se no dia 25 de fevereiro, também na RTP.

Recorde-se que os ingressos para a Grande Final, em Guimarães, foram colocados à venda no passado dia 5 de fevereiro, tendo esgotado em menos de três dias. Filomena Cautela e Pedro Fernandes serão os responsáveis pela apresentação do evento, num espetáculo que reunirá as 14 canções, com transmissão televisiva na RTP. O final do Festival da Eurovisão da Canção 2018 será realizado em Lisboa, na Altice Arena, no dia 12 de maio.

Marcações: Guimarães, multiusos, RTP, Festival da Canção, Eurovisão

Imprimir Email